Rodrigo Maia defende projeto alternativo ao Plano Mansueto

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor

Crédito: Reprodução/ Twitter

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta terça-feira (7) que seja votado um projeto alternativo ao chamado Plano Mansueto.

Ele se refere ao projeto de ajuda financeira aos estados para diminuir no curto prazo a queda na arrecadação de impostos em razão da crise do novo coronavírus.

“A minha opinião é que vai ser difícil construir um acordo no Plano Mansueto. Ele trata de temas estruturais e há uma convergência em todos os campos políticos que as soluções nas próximas semanas precisam ser soluções para o enfrentamento dessa crise em todos os campos, mas no curto prazo”, disse.

Fica para depois

Não é um descarte do Plano Mansueto. É apenas um adiamento da discussão. Rodrigo Maia não quer que os debates sejam confundidos e contaminados por assuntos que são semelhantes, mas com cenários diferentes. O de agora é um cenário de guerra e precisa de ações de curto prazo e imediatas.

O Plano Mansueto é mais amplo e complexo, com medidas de ajuste fiscal. O projeto que Maia pretende colocar em pauta é mais enxuto e focado no ICMS e em linhas de créditos aos estados para os próximos três meses.

Segundo a Reuters, “Maia disse que está tentando chegar a um texto de consenso, ainda em fase de negociação com a equipe econômica”.

“Será um texto enxuto que trate do curto prazo, trate do ICMS para os próximos três meses, e trate da possibilidade de abrir linhas, garantir linhas de financiamento para todos os estados para o enfrentamento dessa crise num patamar que foi liberado em outras crises, em outros momentos”, disse o presidente da Câmara dos Deputados.

“Da parte dos governadores, me parece que esse encaminhamento vai bem, atende a todos. O que gostaríamos é que a gente possa construir isso junto com a equipe econômica para que a gente tenha uma harmonia maior”, afirmou, em relação à queda na arrecadação de ICMS, que deverá ser de 30% a 40%, dependendo do estado.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

LEIA MAIS
Plenário da Câmara aprova regime de urgência para votar Plano Mansueto

Relator defende que Plano Mansueto seja votado direto pelo Plenário