Roberto Campos Neto, diretor do Santander, é escolhido como novo presidente do Banco Central

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.

Crédito: Crédito da imagem: Agência O Globo

A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou o nome do novo presidente do Banco Central. Trata-se do economista Roberto Campos Neto, atual diretor do banco Santander.

Crédito da imagem: Agência O Globo

Antes de assumir o cargo, Campos Neto precisará passar por uma sabatina da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal. Além disso, também será necessário que o plenário da Câmara dos Deputados aprove seu nome.

Na última terça-feira (13), o economista visitou o escritório de transição de Bolsonaro, montado no Centro Cultural Banco do Brasil. Na ocasião, reuniu-se com Paulo Guedes, que é considerado o “guru” de assuntos econômicos do novo governo e, também, o novo ministro da Economia. Campos Neto saiu do escritório sem dar nenhuma declaração à imprensa, contudo, um pouco mais tarde, um integrante da equipe de Bolsonaro fez diversos elogios a ele.

banco central

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]Atualmente, Campos Neto, que possui formação em economia e especialização também em economia, com ênfase em finanças (os dois cursos foram concluídos na Universidade da Califórnia, em Los Angeles), é responsável pela tesouraria para as Américas do banco Santander. O economista também é neto de Roberto Campos, também economista e ministro durante o governo de Castelo Branco, político que foi considerado um dos principais representantes do pensamento liberal no Brasil.[/box]

Neto e Guedes já eram próximos antes da eleição de Bolsonaro. Além disso, o economista já era cotado para o cargo, mesmo antes da confirmação dessa informação na última quinta-feira (15). Nesse mesmo dia, mais cedo, Ilan Goldfajn, atual presidente do Banco Central, anunciou que deixará o cargo no fim deste ano.

Uma pausa…

Para você descobrir se é um investidor conservador, moderado ou arrojado.

[banner id=”teste-perfil”]

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]Outra informação que foi confirmada é a permanência do economista Mansueto Almeida, atual Secretário do Tesouro Nacional. A fonte dessa informação é a própria equipe de transição do novo governo.[/box]

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Já se esperava a permanência de Almeida, contudo, em entrevista concedida pelo Secretário a um broadcast na última quarta-feira, disse que a sua permanência no cargo era algo que não dependia apenas dele.

Almeida é especialista em finanças públicas e assumiu um cargo no governo federal após a ex-presidente Dilma Rousseff ser afastada do cargo e Henrique Meirelles assumir como ministro da Fazenda. Inicialmente, Mansueto atuou como titular na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quando Meirelles deixou o cargo de Ministro, Almeida assumiu a Secretaria do Tesouro Nacional, fato que acabou promovendo uma verdadeira “dança das cadeiras” após Eduardo Guardia ser promovido de secretário executivo para ministro.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.