EconomiaNotícias

Roberto Campos Neto, diretor do Santander, é escolhido como novo presidente do Banco Central

Antes de assumir o cargo, o economista precisará passar por sabatinas no Senado Federal.

Avalie este artigo!

A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou o nome do novo presidente do Banco Central. Trata-se do economista Roberto Campos Neto, atual diretor do banco Santander.

15423321095bee1ecd08f6c 1542332109 3x2 rt 1024x683 - Roberto Campos Neto, diretor do Santander, é escolhido como novo presidente do Banco Central
Crédito da imagem: Agência O Globo

Antes de assumir o cargo, Campos Neto precisará passar por uma sabatina da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal. Além disso, também será necessário que o plenário da Câmara dos Deputados aprove seu nome.

Na última terça-feira (13), o economista visitou o escritório de transição de Bolsonaro, montado no Centro Cultural Banco do Brasil. Na ocasião, reuniu-se com Paulo Guedes, que é considerado o “guru” de assuntos econômicos do novo governo e, também, o novo ministro da Economia. Campos Neto saiu do escritório sem dar nenhuma declaração à imprensa, contudo, um pouco mais tarde, um integrante da equipe de Bolsonaro fez diversos elogios a ele.

banco central
Crédito da imagem: Reprodução/Internet
Atualmente, Campos Neto, que possui formação em economia e especialização também em economia, com ênfase em finanças (os dois cursos foram concluídos na Universidade da Califórnia, em Los Angeles), é responsável pela tesouraria para as Américas do banco Santander. O economista também é neto de Roberto Campos, também economista e ministro durante o governo de Castelo Branco, político que foi considerado um dos principais representantes do pensamento liberal no Brasil.

Neto e Guedes já eram próximos antes da eleição de Bolsonaro. Além disso, o economista já era cotado para o cargo, mesmo antes da confirmação dessa informação na última quinta-feira (15). Nesse mesmo dia, mais cedo, Ilan Goldfajn, atual presidente do Banco Central, anunciou que deixará o cargo no fim deste ano.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Uma pausa…

Para você descobrir se é um investidor conservador, moderado ou arrojado.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Outra informação que foi confirmada é a permanência do economista Mansueto Almeida, atual Secretário do Tesouro Nacional. A fonte dessa informação é a própria equipe de transição do novo governo.
mansueto almeida seminario itv p 1024x576 - Roberto Campos Neto, diretor do Santander, é escolhido como novo presidente do Banco Central
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Já se esperava a permanência de Almeida, contudo, em entrevista concedida pelo Secretário a um broadcast na última quarta-feira, disse que a sua permanência no cargo era algo que não dependia apenas dele.

Almeida é especialista em finanças públicas e assumiu um cargo no governo federal após a ex-presidente Dilma Rousseff ser afastada do cargo e Henrique Meirelles assumir como ministro da Fazenda. Inicialmente, Mansueto atuou como titular na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Quando Meirelles deixou o cargo de Ministro, Almeida assumiu a Secretaria do Tesouro Nacional, fato que acabou promovendo uma verdadeira “dança das cadeiras” após Eduardo Guardia ser promovido de secretário executivo para ministro.

Tags

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close