EconomiaInvestimentosNotícias

Riachuelo inicia uma nova fase para a empresa na Bolsa e os investidores agradecem

Aos 89 anos, o fundador da Guararapes, cedeu e anunciou conversão de ações preferenciais em ordinárias, fato que fez com que as ações da empresa disparassem na Bolsa de Valores.

Riachuelo inicia uma nova fase para a empresa na Bolsa e os investidores agradecem
5 de 1 voto

Em uma entrevista à TV Cultura em 2017, Flávio Rocha, então CEO da Riachuelo e filho de Nevaldo Rocha, fundador da Guararapes (GUAR3), que controla a varejista, apontou que seu pai não sabia direito o que era o Novo Mercado, mas que não gostava muito da ideia. Trata-se de do maior seguimento de governança da Bolsa e conta apenas com ações ordinárias, logo, quando uma companhia entra para esse grupo seleto, isso pode significar a entrada de novos investidores.

brasil politica debete pre candidatos brasilia 20180606 0003 1024x683 - Riachuelo inicia uma nova fase para a empresa na Bolsa e os investidores agradecem
Crédito da imagem: Evaristo Sá/AFP

Entretanto, a frase de Rocha mostra a oposição de seu pai em permitir que a empresa deixe de ser predominantemente familiar. Hoje, por exemplo, há apenas três conselheiros, que são os filhos de Nevaldo. A ideia é que a companhia aumente a transparência e a relação com o mercado.

Toda essa resistência acabou deixando a empresa atrás de outras grandes corporações do mercado varejista, como as Lojas Rener (LREN3). Isso em termos de valuation e, também, em liquidez – mesmo que a Riachuelo seja dotada de bons fundamentos. É importante lembrar que, hoje, 89,7% das ações preferenciais e 75,6% das ações ordinárias pertencem a Nevaldo e seus filhos (Flávio, Élvio e Lisiane).

Contudo, na noite da última terça-feira (13), o mercado foi surpreendido com um comunicado emitido pela Guararapes em que constava uma mudança no posicionamento: o Conselho aprovou a conversão de ações preferenciais em ações ordinárias na proporção de um para um. Apesar desse comunicado não citar uma possível migração para o Novo Mercado, há chances de que isso aconteça– até mesmo por conta das sinalizações feitas por Flávio Rocha.

Ainda nessa entrevista concedida para a TV Cultura em 2017, Rocha destacou que a empresa ainda não estava no Novo Mercado, apesar de possuir condições para isso. Tal situação impedia que fundos importantes tivessem acesso às ações da companhia. Tal declaração foi dada depois que ele, indiretamente, apontou que um dos principais pontos de resistência era familiar.

bolsa em alta
Crédito da imagem: Reprodução Internet

Assim, pode-se dizer que a entrada da Guararapes no novo mercado é apenas uma questão de tempo e, para que isso aconteça, basta que a família Rocha se desfaça de uma pequena parcela de suas ações, pois a regra da B3 sobre a entrada do Novo Mercado dispões que no mínimo 25% do capital precisa pertencer aos acionistas não controladores.

Esse “desapego” por parte do patriarca já rendeu bons resultados, pois, ainda na sessão de quarta-feira, os papéis ordinários da Guararapes atingiram um pico de 7,21% na máxima do dia, já os ativos preferenciais atingiram 16,73% após o anúncio.

De acordo com o Itaú BBA, o anúncio de conversão das ações, mesmo que ainda não envolva definitivamente uma migração para o Novo Mercado, é considerado um passo importante para a companhia e, também, razão suficiente para que a liquidez de suas ações aumente.

Já o Brasil Plural aponta que a medida é capaz de levar a Guararapes a uma nova fase, pois demonstra que a empresa está disposta a ficar mais próxima do mercado. Contudo, os especialistas da Brasil Plural fazem uma ponderação, pois a companhia ainda passa por desafios relacionados com a fase de desenvolvimento de novas categorias, do retorno de sua margem operacional (em especial, nas operações de varejo) e do aumento evidente nas vendas de suas lojas.

É importante destacar que essa conversão das ações dependerá de aprovação daqueles acionistas detentores de ações ordinárias e preferenciais em assembleia, contudo, apenas o anúncio dessa mudança permitiu que o mercado visualizasse uma nova etapa para a companhia, essencialmente com relação à alocação de seu capital, pois pode contar com uma forte melhora.

BvBpMFGl1477657412806 1024x683 - Riachuelo inicia uma nova fase para a empresa na Bolsa e os investidores agradecem
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Nevaldo está hoje com 89 anos e dedicou sua via a tornar a Riachuelo uma das maiores companhias do varejo no Brasil. Assim, por meio desse novo passo, pode se tornar o responsável pela reinvenção da empresa e pela atração de mais sócios. Os investidores agradecem.

Já conhece o nosso teste de perfil?

Se ainda não, aproveite a oportunidade. O teste é de graça e super simples de fazer.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close