Retomada econômica será em U, projeta HSBC

Osni Alves
Jornalista | osni.alves@euqueroinvestir.com
1

Crédito: Retomada econômica será em U, projeta HSBC

Banco global britânico, com sede em Londres e unidades no Brasil, o HSBC estima que a retomada econômica mundial será em U.

A instituição também projeta que esse retorno à normalidade terá um forte “fundo irregular” após a crise do coronavírus e beneficiará moedas em países com fortes posições fiscais.

Chefe de estratégia global de câmbio, David Bloom descreveu o plano de jogo do banco no caso de recuperações em cenários diversos, enfatizando que os analistas devem fazer planos para todas as eventualidades. Ele falou à CNBC.

Conforme o executivo, em cenário em forma de U, a economia falha em responder imediatamente às saídas dos bloqueios em todo o mundo, mas a expectativa de uma recuperação tardia permanece.

Segundo ele, é improvável que a situação piore além da queda sem precedentes do preço do petróleo no futuro para 40 dólares negativos.

″É muito mais provável que estejamos nesse tipo de U com um cenário de fundo irregular, e o dólar meio que se sai bem”, disse.

fachada-do-banco-hsbc

Câmbio e volatilidade

Para Bloom, enquanto se espera que o dólar e o iene japonês se beneficiem do aumento inicial da volatilidade, o dólar australiano e o dólar da Nova Zelândia são os baixos níveis de dívida de seus respectivos governos.

Isso lhes dá mais espaço para estímulos fiscais, à medida que os governos federais continuam tentando sustentar suas economias, e essas mudanças políticas provavelmente surgirão como um fator-chave do movimento da moeda quando a crise da saúde desaparecer.

Os perdedores neste cenário, disse Bloom, incluem a libra esterlina e o dólar canadense, já que a sala fiscal de ambos os governos é limitada, enquanto o euro enfrentará dificuldades nas finanças estressadas na Itália e na Espanha.

Recuperação em L

De acordo com ele, em cenário em forma de L, onde o baixo crescimento, a inflação baixa e os preços baixos das commodities estimulam um sentimento prolongado de “risco” nos mercados, as tendências cambiais provavelmente serão impulsionadas por fatores e vulnerabilidades externas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Isso se presta bem ao iene, devido à forte posição de investimento internacional do Japão e à experiência de 30 anos com dinâmica econômica semelhante no nível doméstico. O franco suíço e a coroa norueguesa também se beneficiam devido a “fortes posições externas”, mas Bloom sugeriu que o verdadeiro vencedor nesse cenário seria o ouro.

Otimismo e ambiente desafiador

Uma das principais gestoras de ativos do país, a XP Investimentos ponderou que em abril os mercados se tornaram mais otimistas, se recuperando em diversos países.

De acordo com a empresa, o ambiente continua desafiador, porém a incerteza acerca do vírus diminuiu além de surgirem evidências sobre potenciais vacinas e tratamentos.