Resultados de construtoras eleva otimismo; veja mais notícias

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

As 14 maiores construtoras e incorporadoras com ações negociadas em Bolsa tiveram, juntas, lucro de R$ 721 milhões no terceiro trimestre deste ano. Isso representa crescimento de 56% na comparação com igual período de 2019, conforme apuração do Estadão.

Segundo analistas, os juros baixos e maior oferta de crédito devem garantir novo ciclo de crescimento do setor.

A forte performance surpreendeu analistas do setor, que estimam o começo de um novo ciclo de expansão do mercado imobiliário.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

A apuração contabilizou os balanços de MRV (MRVE3), Direcional (DIRR3), Cyrela (CYRE3), Cury (CURY3), Plano & Plano (PLPL3), Even (EVEN3), Eztec (EZTC3), Gafisa (GFSA3), Helbor (HBOR3), Mitre(MTRE3), RNI (RDNI3), Tenda (TEND3), Tecnisa (TCSA3) e Trisul (TRIS3).

Cúpula do Brics

Brasil e China deixam nítidas suas diferenças

Brasil e China mostraram que estão em lados opostos ontem (16) durante cúpula presidencial dos Brics, em temas centrais da arena internacional. O presidente chinês Xi Jinping defendeu a liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia, além de fazer um apelo pela preservação do multilateralismo e cobrar ações conjuntas contra o aquecimento global. De outro, o presidente Jair Bolsonaro criticou agências internacionais e exaltou a soberania dos países, insistindo nas críticas de quem aponta o crescimento do desmatamento na floresta amazônica, segundo informações do Globo.

Bolsonaro prometeu divulgar, nos próximos dias, o nome de países que compram madeira da Amazônia extraída de forma ilegal, graças a um novo sistema de rastreamento da Polícia Federal.

Na semana passada, o presidente já havia falado sobre o assunto em conversa com apoiadores e nas redes sociais. Na ocasião, ele alegou que os compradores internacionais de madeira têm feito “vista grossa” para o material que adquirem no Brasil, enquanto ele acaba levando a fama de ser o responsável pelo desmatamento irregular.

Emirados Árabes, Filipinas e Uruguai podem entrar no Banco dos Brics

Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Uruguai deverão ser os próximos sócios do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics, de acordo com reportagem do Valor.

Os Brics são formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ontem (16), o presidente da China, Xi Jinping, defendeu que o banco venha a ser “maior e mais forte”.

Economistas relatam preocupação com inflação ao BC

Economistas ouvidos pelo Banco Central nesta terça-feira (17) relataram receio com a trajetória da inflação. O assunto foi o mais comentado durante o encontro trimestral organizado pelo Banco Cetral (BC).

Conforme reportagem do Valor, a maioria dos economistas concordou que a pressão inflacionária recente é temporária e que a retomada da atividade deve se dar de forma gradual. Mas alguns participantes afirmaram ver uma recuperação mais forte no próximo ano e uma alta mais persistente da inflação.

Grande parte dos participantes também demonstrou alguma preocupação de que as pressões inflacionárias recentes persistam por mais tempo como consequência de um retorno mais forte da atividade ou mesmo de gargalos na oferta.

Política monetária pode perder eficácia

Segundo especialistas ouvidos pelo Estadão, com a dívida pública alta, as ferramentas que o Banco Central tem para controlar o avanço dos preços, entre elas a Selic, perdem potência, e seu uso pode até mesmo provocar o efeito inverso de impulsionar a inflação, dado o impacto que teriam no aumento do custo do endividamento da União.

Número de IPOs é o maior em 13 anos

Com a chegada da Rede D’Or à B3, este vai se consolidando como o melhor ano em oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) desde 2007. O desempenho diz respeito tanto em quantidade de operações, quanto em volume financeiro.

O bom desempenho é atribuído a Selic no menor patamar histórico.

Número de participantes no open banking pode crescer 30 vezes

O país pode ampliar em quase 30 vezes o número de instituições participantes do open banking em um período de um ano, a partir de sua implantação, conforme a consultoria global Bip. O estudo levou em conta a alta concentração do mercado financeiro no Brasil e o interesse pelo Pix, que atraiu 750 instituições. As informações são do Estadão.

Atualmente, o compartilhamento de dados de clientes começa com 13 grandes bancos, mas a consultoria estima que perto de 400 instituições possam aderir, em 12 meses.

Atualização Covid-19

O Brasil teve 676 óbitos confirmados por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 166.743. Os novos casos positivados foram 32.262, de um total de 5.909.002 milhões.

O número de casos tem crescido e a tendência é de alta em 14 estados. Especialistas em saúde pública já falam em retomar medidas restritivas.

Leia Mais

Teste de impairment: para que serve e qual a sua importância?

Para participar da nova edição da Money Week, de 23 a 27 de novembro, inscreva-se

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.