Investir em renda fixa sem o banco é mais fácil do que pensa

Weslley A. Santos
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Imagem de Tumisu por Pixabay

A Renda Fixa é um dos investimentos mais procurados por investidores que buscam segurança e estabilidade. Conquanto, devido a um aspecto cultural do Brasil, muitas pessoas procuram um banco para investir e acabam perdendo muito sem saber. Assim, investir sem um banco é o ideal para qualquer tipo de investimento.

Por que não investir pelo banco?

Vamos montar um cenário fictício para facilitar o entendimento. Primeiramente, imagine que está em um local onde há duas lojas de varejo, uma em frente a outra, exatamente nesse período de Black Friday.

Consequentemente, você se dirige a uma das duas e questiona qualquer vendedor sobre o preço de determinado produto. Logo após, indaga o mesmo vendedor se os preços e produtos da loja da frente não são melhores.

É fácil imaginar a resposta dele: meus produtos são os melhores e com o melhor preço do mercado”. Afinal, sua função é vender. Mais do que isso, ele tentará te vender o produto que trará a ele o maior lucro.

Nesse sentido, não é diferente com os bancos. Desse modo, o gerente costuma ser o “vendedor” do banco. Ele te apresentará os produtos e/ou investimentos do banco a fim de vendê-los para você, pois essa é sua função motriz.

Com isso, é cristalino ver que o gerente do seu banco nunca te indicará um investimento de outro banco, mesmo que o rendimento seja superior. Como se não bastasse, há ainda grandes chances dele te empurrar algum falso investimento que te trará prejuízos futuros, como um título de capitalização.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Dessa maneira, tão exemplo é aplicável para qualquer tipo investimento. No entanto, a preocupação maior é quanto a renda fixa.

Se não pelo banco, por onde investir?

O Brasil é um país com baixo nível de educação financeira. Devido a isso, grande parcela da população não faz ideia de como investir fora do banco, muitos nem sabem dessa possibilidade.

Contudo, investir fora do banco é ainda mais simples do que investir com ele e os lucros com certeza serão muito maiores.

Assim, para investir fora do banco o primeiro passo é criar sua conta na XP Investimentos, a melhor corretora do mercado.

A XP Investimentos é uma corretora de valores. Dessa forma, diferentemente dos bancos, uma corretora de valores possui como especialidade, assim por dizer, os investimentos.

Há diversas formas de investir por uma corretora de valores. Após ter criado sua conta na XP Investimentos, é importante que faça uma análise do seu perfil de investidor.

Agora, você está pronto para começar a investir em renda fixa fora do banco, com lucros superiores em uma corretora de excelência!

Investindo em Renda Fixa fora do Banco

Primeiramente, é importante saber que existem diversos investimentos de renda fixa em uma corretora de valores. Dessa maneira, provavelmente, o gerente de seu banco deve ter lhe falado no máximo sobre CDB e Poupança.

Nessa perspectiva, é importante deixar claro que a poupança é um dos piores investimentos.

Os principais investimentos de renda fixa

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público emitido pelo Tesouro Nacional. Outrossim, existem diversos tipos de tesouro direto.

Desse modo, ele pode estar atrelado a inflação, a taxa Selic ou até mesmo ser prefixado.

Uma boa assessora de investimentos como a Eu Quero Investir pode lhe ajudar muito a escolher o melhor título para você.

Crédito de Depósito Bancário (CDB)

Para compreender de modo simplório, vamos simplificar. Dessa forma, imagine que você foi pedir um empréstimo ao banco de qualquer quantia em dinheiro.

Em conseguinte, ele te diz que pode te emprestar o dinheiro, mas que você vai ter que pagar uma taxa de juros X em acréscimo ao valor. Entretanto, você que é leitor da Eu Quero Investir se recusa, pois agora já sabe da furada que são os bancos.

Trazendo para os CDBs o raciocínio é praticamente o mesmo, só que inverso.

O CDB é um título emitido pelo banco atrelado a algum índice, normalmente o Crédito de Depósito Interbancário (CDI).  Nessa lógica, ao investir em um CDB, você basicamente faz um empréstimo para o banco.

Quando chegar o vencimento do título, ele lhe dá o seu dinheiro mais juros, ou melhor, seu rendimento.

Investindo pela XP Investimentos

Investir pela XP Investimentos é extremamente fácil, principalmente em Renda Fixa.

Já logado em sua conta, basta seguir as instruções da seguinte imagem:

Como investir

Crédito da imagem: Weslley A. Santos

Ou, caso prefira, há um excelente vídeo feito por nós da Eu Quero Investir disponível para lhe auxiliar nesse processo de investir:

Considerações finais

Investir pela XP Investimentos é extremamente fácil, como podemos perceber pela imagem.

Em acréscimo, você verá na plataforma da XPI que existem diversos tipos de investimentos, para cada um deles temos pelo menos um artigo sobre. Dessa forma, mesmo em renda fixa há muitos outros investimentos, falei apenas dos dois principais.

Assim, é necessário ainda que se atente a porcentagem de rentabilidade do título antes de comprá-lo, por exemplo.

Haverá títulos que rendem 100% do CDI, outros 90% do CDI, alguns prefixados e afins, não se esqueça de observar bem isso e consultar um especialista!

 

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.