Renda fixa em 2019: quais são os riscos e oportunidades

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.
1

Crédito: Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Saiba Como Funciona o Fundo De Renda Fixa

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Para o próximo ano, a expectativa do mercado financeiro é grande quanto ao contexto nacional. Isso por conta da entrada de um governo considerado reformista e, também, “pró-mercado”, o que pode criar um cenário em que os juros estarão mais baixos e de retomada da economia com a melhoria de diversos indicadores.

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]Assim, uma pergunta fica no ar: Qual é o cenário para as taxas de juros que envolvem títulos públicos e como fazer para ganhar mais dinheiro com isso?[/box]

Alan Ghani, professor do site InfoMoney concedeu uma entrevista a um programa especializado no Tesouro Direto e explicou que, caso as reformas propostas sejam aprovadas em 2019, em especial, a da Previdência, as taxas de juros podem cair. Assim, os investidores mais otimistas em relação a aprovação das reformas podem encontrar boas opções nos papéis com vencimento até o ano de 2035, como é o caso do Tesouro Prefixado que vence em 2035, o Tesouro IPCA+ que vence em 2024 e 2035 e o Tesouro IPCA+ que conta com juros semestrais e vencimentos em 2026 e 2035.

Qual Investimento em Renda Fixa Rende Mais?

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Para Ghani, por conta da diminuição do risco pelo prêmio, os títulos prefixados cuja rentabilidade é de aproximadamente 10% ao ano, por exemplo, correm o risco de ter as suas taxas reduzidas para 8% ao ano. Tal situação decorre da visão do mercado de que um ajuste fiscal está próximo e que isso é algo positivo. Assim, o efeito dessa melhora é a queda nas taxas de juros. É como se o mercado estivesse considerando que há um menor risco em se emprestar dinheiro ao governo.

[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]O resultado disso? Uma enorme demanda por esses títulos. Assim, uma vez que mais pessoas estão à procura dos papéis, o seu preço sobe e a taxa de rentabilidade cai. É nesse ponto que o investidor pode aproveitar para garantir “ganhos turbinados” na renda fixa, pois, ao vender o papel antes de sua data de vencimento, poderá oferecê-lo a uma taxa de juros superior a que está disponível na plataforma. Já os investidores que optarem por manter o papel até o seu vencimento acabarão recebendo a taxa que foi contratada no ato da compra.[/box]

Ghani aponta que a aprovação das reformas ainda não consta na precificação das taxas do Tesouro, mesmo que haja um otimismo acerca da aprovação dessas medidas. O professor explica que nem tudo foi precificado até o momento, pois sempre há um componente de incerteza, mas notícias favoráveis às reformas acabam refletindo de uma forma positiva sobre as taxas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Faça o seu teste de perfil agora e descubra qual é o melhor investimento para você!

[banner id=”teste-perfil”]

Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Já os investidores que não compartilham desse otimismo ou estão em dúvida sobre as reformas, Ghani oferece como sugestão a aplicação no Tesouro Selic ou em CDBs (Créditos de Depósito Bancário) que são indexados ao CDI e possuem liquidez diária. Na medida em que o cenário de mudanças for se tornando mais completo, o professor explica que se torna interessante a migração para os títulos prefixados.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.