Renda fixa e variável: entenda a diferença

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: freepik

Os investimentos financeiros são divididos em dois grandes grupos: renda fixa e renda variável. Nesta matéria, você aprenderá a diferença entre eles.

Conheça as características da renda fixa:

A renda fixa é um tipo de investimento onde sua taxa de juros final é conhecida no momento da aplicação. Nesse caso, pelo fato do investimento ser estável e seguro, torna-se previsível seu resultado final.

Os investimentos em renda fixa funcionam como uma espécie de empréstimo do seu capital ao emissor do título, tais como: bancos, empresas,  governo.

Embora os títulos de renda fixa sejam mais seguros, eles não são imunes a riscos. Existe, por exemplo,  a possibilidade do emissor do título não  honrar com a obrigação assumida, nesse caso, seria dado um calote.

Alguns tipos de investimentos de renda fixa contam com a proteção do fundo garantidor de crédito, esse fundo garante o patrimônio do investidor até o limite de R$ 250.000,00. Listaremos alguns tipos de investimentos que se enquadram nessa categoria: caderneta de poupança, certificados de depósitos bancários, letras de crédito imobiliário, letras de crédito do agronegócio, etc.

Os investimentos de renda fixa podem ser, ainda, subclassificados  em dois grupos:

São os pré-fixados: nesse caso, se sabe de antemão a rentabilidade do investimento.

Temos, também, os pós-fixados: nesse caso, não se sabe antecipadamente  a rentabilidade do título, apenas a forma de cálculo da rentabilidade.

Conheça as características da renda variável:

Já nos investimentos de renda variável, a remuneração ou sua fórmula de cálculo não é conhecida no momento da aplicação. O investimento no mercado acionário é a forma mais conhecida na área de renda variável. Nesse segmento, podemos realizar investimentos em derivativos, câmbio, ações, opções, etc.

Agora que você já  conhece um pouquinho de cada uma dessas opções de investimentos, é hora de ver qual se adapta melhor ao seu estilo e aproveitar.