Relatório Focus: como funciona a ata que dita o mercado

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

Usado como base para o mercado, o relatório Focus tem extrema importância para investidores e gestores.

Toda semana um relatório dita como o mercado financeiro deve se comportar nos próximos dias. O indicador Focus é um dos responsáveis dar informações para avaliação de risco e retorno investimentos.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Para compor o relatório, 120 instituições participam da projeção. Assim, o Relatório Focus se torna uma média de projeção de várias instituições financeiras, universidades, corretoras e empresas de consultoria.

Essa publicação é extremamente importante porque traça como devem se comportar esses importantes índices:

  • Produto Interno Bruto
  • Taxa de juros Selic
  • Índice de Preços ao Consumidor
  • Taxa de Câmbio
  • Índice Geral dos Preços do Mercado

Com esse relatório, muitos investidores e instituições financeiras podem tomar melhores decisões com base nas projeções dos indicadores.

Como é feito o relatório Focus

Antes de tomar várias decisões que influenciam a economia – corte na Selic e inflação, por exemplo – o Banco Central considera uma série de aspectos. As projeções do relatório Focus são uma delas.

Essas projeções são uma das bases do sistema de metas para a inflação, adotado pelo Bacen em 1999. Isso porque o Banco Central precisa manter as metas de inflação. Além disso, é através dessas projeções que as instituições financeiras se comunicam com o Banco Central.

Assim, para montar o relatório focus são consideradas uma série de projeções que o Banco Central recebe em um sistema que possui em conjunto com diversas instituições.

Focus X mercado financeiro

Saber ler e interpretar o relatório focus é essencial se você quer investir no mercado financeiro. O balanço é uma das principais ferramentas para tomada de decisões.

Digamos que uma empresa deseja fazer a compra de equipamentos de outro país, com o relatório é possível projetar se o dólar pode subir ou aumentar.

Esse tipo de projeção costuma ser essencial para empresas e investidores tomarem decisões. Supondo que um investidor tenha uma empresa que tem a base de clientes em outros países, o aumento no dólar pode beneficiar essa empresa.

Muitos investidores que conseguem interpretar o relatório usam o balanço para escolherem boas opções para investir ou deixar de investir.

Quando há um aumento significativo no dólar, empresas de aviação têm aumento nos custos. Isso porque o combustível está com o preço atrelado ao dólar. Assim, um aumento no combustível significa diminuição dos lucros.

Dependendo do que seja apontado no relatório focus, as informações podem influenciar a migração de capital para outros investimentos.

Relatório Focus X taxa de juros

O balanço também pode mexer nas perspectivas de taxas de juros. Da mesma forma que as projeções podem representar aumento ou diminuição no câmbio, elas também podem influenciar a taxa Selic.

A Selic é a principal taxa de referência para outros juros. O aumento na taxa significa que investimentos em renda fixa se tornam mais lucrativos. E vice-versa. Assim, quando há projeções de mudanças na taxa Selic, há também mudanças nas taxas de juros.

Isso pode fazer com que os investimentos que estavam alocados em Tesouro Direto ou Letras de Crédito Imobiliário migrem para o mercado de ações, por exemplo.

Além disso, a taxa Selic baixa representa taxas de juros menores. Assim, empresas têm opções de crédito mais facilitada. Em casos de dívidas, os juros ficam menores.

Por isso, é importante saber ler as projeções apresentadas no relatório focus e saber como interpretar as informações para melhorar os investimentos.

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.