Relatório Focus aponta cenário econômico positivo para 2018

Gabrielle Pilotto
Gabrielle Pilotto é uma colaboradora do Portal EuQueroInvestir. contato: gabrielle.pilotto@euqueroinvestir.com
1

Foto: Lupa em papel

Na segunda-feira 11, foi divulgado mais um Relatório Focus, documento elaborado semanalmente pelo Banco Central, onde aponta as altas e baixas do mercado econômico, dando previsões também para os seguintes acontecimentos.

O Relatório Focus aponta um cenário econômico positivo para este e o próximo ano.

cenário econômico positivo para 2018

IPCA

Com inflação abaixo do piso da meta deste ano, o boletim aponta um crescimento de 2,62% (anteriormente se estimava 2,60%) na economia para 2018.

Os analistas projetam uma inflação muito menor do que a sentida nos últimos anos. A expectativa para este ano é de que ela fique em 2,88% e marque 4,02%s sem modificações.

relatório focus IPCA

A alta do IPCA passou a ser calculada em 2,88%, ante 3,03% da semana anterior. Lembrando que a meta de inflação é de 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 percentual.

Em um cenário de persistente fraqueza nos preços dos alimentos é inevitável a desaceleração do IPCA em um número maior do que o esperado para novembro (0,28%)

melhor investimento 2018

PIB (Produto Interno Bruto)

Já o Produto Interno Bruto (PIB), cresceu de 0,73 há quatro semanas atrás para 0,91 atualmente. Para 2018, a melhora também é prevista de 0,02, para 2,62%.

Relatório Focus PIB

No terceiro trimestre, visando o período anterior, podemos ver a crescente de 0,1% no PIB brasileiro

TAXA SELIC no Relatório Focus

O Relatório Focus mostra ainda que a projeção para a taxa básica de juros Selic em 2018 continua sendo de 7%

Relatório Focus Taxa Selic

Com a estimativa de cerca de 100 analistas o Relatório Focus pode ser conferido detalhadamente no site do Banco Central:
Boletim Focus 08/12/2017

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tivemos um avanço na economia do País em 1,4% comparando com o mesmo período do ano passado.

Siga acompanhando nossas notícias sobre economia, política e descubra quais os melhores investimentos para você!

[banner id=”teste-perfil”]

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.