3 regras bobas que todo investidor iniciante deve saber

Felipe Moreira
Editor na EuQueroInvestir, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional.

O investidor, principalmente o iniciante observa somente a rentabilidade na hora de escolher uma aplicação, esse erro é clássico. Desta forma, acaba ignorando fatores relevantes para tomada de decisão como: risco, liquidez, garantias e custos.

Para evitar que o investidor iniciante cometa erros bobos que poderiam ser evitados, conheça 3 regras simples:

O investidor não deve ignorar os custos envolvidos

Erro comum entre os iniciantes é ignorar os custos embutidos nos investimentos. Por exemplo, o investidor não avalia a taxa de administração do fundo de investimento antes realizar o aporte e acaba pagando caro por isso.

Ou, realiza a compra e venda de ações e não fica atento as despesas envolvidas nas transações, dependendo do volume negociado, pode corroer todo o lucro obtido.

Diversifique o portfólio de investimentos

Você já deve ter ouvido sobre “não colocar todos os ovos na mesma cesta”, bem, isso é verdade. A diversificação desempenha papel fundamental na estratégia de investimento porque ajuda a mitigar o risco e aumenta as possibilidades de retorno.

A diversificação deve ser feita para obter a melhor relação risco retorno de acordo com perfil de cada um. Portanto, o investidor precisa ajustar o portfólio de acordo com a sua tolerância à risco, objetivos e horizonte de tempo.

Analisar a carteira de investimentos semestralmente ou anualmente

Muitos investidores iniciantes cometem o erro de ficar olhando a cotação todos os dias. Isso, só acaba gerando desconforto e ansiedade em relação ao portfólio. Exemplo disso, é o investimento em ações, no qual a variação de preço ocorre a cada instante e na maioria das vezes o mercado não consegue refletir o valor justo do ativo.

Sendo assim, o ideal é reavaliar as aplicações financeiras a cada semestre ou novo ano. Pois, dessa forma, o investidor terá um horizonte tempo relevante para análise.

Então, os investidores iniciantes que utilizarem essas 3 regras simples aumentaram suas chances de sucesso no mercado financeiro.

Leia mais em EuQueroInvestir.com