Regra do 72: Descubra o tempo necessário para dobrar seu patrimônio

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Photo by Carlos Muza on Unsplash

Você já ouviu falar da regra do 72? Se a resposta for não, esse artigo, vai te ensinar tudo o que precisa saber para usar essa fórmula.

Para utilizar a regra do 72 não precisa ser fera em matemática. Mas, poucos investidores conhecem essa fórmula simples, usada para descobrir em quanto tempo o patrimônio investido irá dobrar de valor.

Usando a Regra do 72

Muitas pessoas sonham com a liberdade financeira. Então, ter uma fórmula que facilite saber o tempo necessário para multiplicar o capital por 2, é bem interessante.

Como foi dito anteriormente o modelo é de fácil aplicabilidade. Isso acontece porque basta dividir o número 72 pela taxa dos seus rendimentos, confira abaixo:

Por exemplo, se o investidor aplica todo capital em Tesouro Selic, recebe algo em torno de 5% ao ano, para descobrir quanto demora para dobrar o investimento, basta dividir 72 por 5, que resulta em 14,4 anos.

Esse modelo simplificado é derivado de funções complexas, que envolve o registro natural de números. Ou seja, a fórmula é aplicada ao crescimento exponencial gerado pelo juros compostos com base na taxa de retorno.

Outras aplicações

A regra pode ser usada para outros fins, além dos investimentos. O método é capaz de auxilar em cálculos econômicos, despesas, empréstimos, entre outros. Isso, permite aos investidores planejarem melhor as finanças e os investimentos.

Exemplo disso, se um fundo de previdência cobra taxa de administração de 2% ao ano, o dinheiro aplicado será reduzido pela metade em 36 anos (72/2).

Ou, o Brasil cresceu em média 1% ao ano, dividindo 72/1, o país levará 72 anos para dobrar o PIB.

Também, pode ser usado para projetar a desvalorização do dinheiro, se a inflação projetada é 4% ao ano, 72/4, em 18 anos seu dinheiro será reduzido pela metade.

Agora que você aprendeu com usar a regra do 72 e suas aplicações, será capaz de realizar seu planejamento financeiro de maneira mais assertiva.

 

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.