Reforma tributária inclui lucro corporativo; veja mais notícias

Matheus Gagliano
Jornalista formado em 2007. Possui mais de 15 anos de experiência em jornalismo econômico e corporativo. Passou por veículos especializados como Brasil Energia e Canal Energia e pelo Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro. Além de passagens por veículos como Record TV do Rio, jornal O Dia e Diário Lance.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

A reforma tributária, em pauta no Congresso Nacional, deverá incluir a taxação de lucros e distribuição de dividendos. Segundo matéria do jornal Valor Econômico, o projeto também pode pôr um fim ao pagamento de juros sobre o capital próprio.

Com isto as empresas listadas na bolsa podem se ver forçadas a repensar sua política de proventos. A segunda fase da reforma tributária chegou ao Congresso na última sexta-feira (25).

CPI mira questão envolvendo vacinas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações do governo federal frente à pandemia da covid-19 deve focar agora as questões envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a Precisa, que intermediou as negociação envolvendo as vacinas da indiana Covaxin, está no centro das investigações.

O deputado Luis Miranda (DEM-DF), admitiu inclusive, que seu irmão Ricardo Miranda, poderá dar mais detalhes em sessão reservada da CPI, de acordo com a Folha de S.Paulo.

Em outra frente, a CPI também deverá investigar a compra do imunizante chinês CanSino. De acordo com informações do jornal O Globo, o Ministério da Saúde teria negociado 60 milhões de doses.

Matéria da Folha de S.Paulo, informa que esta compra teria sido intermediada com apoio de empresários bolsonaristas.

Estatais cortam quadro de funcionários

As cinco maiores empresas estatais fazem cortes para conter custos.  De acordo com matéria do jornal O Globo, as empresas cortam até 25% dos cargos. A ideia é diminuir o tamanho das estatais, além de processos como digitalização e a crise da pandemia.

Calcula-se a perda de aproximadamente 111 mil funcionários.

Vendas online ampliam arrecadação de impostos

A ampliação das vendas pela internet tem impulsionado a arrecadação de impostos. Segundo informações do Estadão, no acumulado de janeiro a maio, houve um aumento de 47% frente ao mesmo período de 2020.

Esta elevação já responde por uma fatia de 6,5% do total de transações do comércio.

Trump busca retorno ao cenário norte-americano

Derrotado nas eleições presidenciais de 2020, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta manter ativa sua participação no cenário político norte-americano.

Segundo informações do Estadão, o republicano tem promovido comícios no interior do país. A maioria de seu correligionários ainda apoiam a ideia de que o pleito estadunidense teria sido fraudado.