Congresso quer criar Refis para dívidas da pandemia; veja mais notícias

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

A crise derivada da Covid-19 elevou a pressão por um Refis da pandemia, com parcelamento de débitos das dívidas de empresas e pessoas físicas, que cresceu com a volta do pagamento dos impostos que tinham sido suspensos, conforme informou o Estadão.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encaminhou a prop

Tesouro: situação do país é frágil até para política social

Em meio à pressão pela prorrogação do auxílio emergencial e o temor de uma segunda onda de covid-19, o Tesouro Nacional alertou que a situação fiscal do Brasil é “frágil inclusive para realizar políticas sociais necessárias”.

Simule o rendimento de seus investimentos em Renda Fixa e calcule retorno das aplicações

Ontem, o Tesouro afirmou que a capacidade de financiamento da dívida pública no mercado “pode encontrar limites” se não houver reversão da trajetória de rombos nas contas. Com informações do Estadão.

Desgaste crescente reduz credibilidade de Paulo Guedes

Com o aumento do desgaste e a falta de articulação para encaminhar a questão fiscal do país, o ministro da Economia, Paulo Guedes, perde credibilidade, conforme executivos de bancos e investidores institucionais ouvidos pelo Valor.

Privatização da PPSA vira foco de tensão no governo

A privatização da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), estatal que gere os contratos de exploração dos campos do pré-sal e que faz a comercialização do óleo que cabe à União, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deseja privatizar, transformou-se em mais um foco de conflito entre áreas do governo. Neste caso, com o Ministério de Minas e Energia, conforme informou o jornal O Globo.

O ministro de Minas e Energia, de Bento Albuquerque, evita falar em privatização. Bento Albuquerque diz somente estar disposto a analisar outras formas de comercializar o petróleo extraído em campos do pré-sal que cabe à União nos contratos de partilha firmados com petroleiras. A PPSA representa a União como sócia da petroleira que explora o campo.

 

Presidente do BB desagrada Planalto

O presidente do Banco do Brasil (BB), André Brandão, realizou mudanças na cúpula do banco e desagradou membros do governo Bolsonaro pouco mais de dois meses após sua posse no cargo. Segundo fontes ouvidas pelo jornal O Globo, está em curso a busca por um nome para substituí-lo.

Brandão retirou da direção do banco dois funcionários próximos ao ex-presidente do BB, Rubem Novaes, ligado ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Inflação dos alimentos pesa no bolso do brasileiro

A inflação nas indústrias já atinge 19,1% nos últimos 12 meses, e a pressão está bastante acentuada neste segundo semestre. Os alimentos lideram a alta , com aumento de 35,9% de novembro do ano passado a outubro deste ano, conforme informou a Folha de S.Paulo.

O aumento dos preços das commodities no campo chega aos custos das indústrias. A alta do dólar, que dá competividade ao produto brasileiro no exterior, e a demanda aquecida da China, incentivou essa evolução de preços.

Liquidez e juro baixo não recuperam empregos, diz especialista

Uma nova onda de contaminações por Covid-19 nas economias desenvolvidas tende a engatilhar novos estímulos econômicos e agravar distorções nas economias e nos preços dos ativos.

Conforme o presidente do Queen’s College, assessor econômico da Allianz e ex-CEO da Pimco, Mohamed El-Erian, o excesso de liquidez e taxas de juros artificialmente baixas não resolvem questões associadas à pandemia nem são suficientes para recuperar empregos. E o efeito colateral é a criação de bolhas. Com informações do Valor.

Empréstimo vinculado a FGTS se limita a Caixa e BB

A linha de antecipação de crédito do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por enquanto apenas tem sido oferecida pelos bancos públicos – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BB). Apesar do interesse, os privados (Itaú, Santander e Bradesco) ainda não entraram nesse novo negócio, segundo reportagem do Valor.

No entanto, as instituições privadas têm priorizado processos mais urgentes, como o Pix, o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, e o “open banking”.

Acordo para reforma tributária está próximo, diz deputado

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, afirmou ao Estadão que está próximo um acordo com o governo para a aprovação do texto na Câmara até o fim de 2020.

De acordo com o deputado, há convergência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o relator da proposta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), para incluir na proposta medidas que aumentem a chamada progressividade do sistema tributário brasileiro. Ou seja, quem ganha mais pagará mais.

Bancos buscam empresas fora do eixo Rio-São Paulo

O sucesso da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da companhia nordestina, Grupo Mateus (GMAT3), levou bancos de investimentos buscarem outras empresas fora do eixo Rio-São Paulo. O IPO do Grupo movimentou aproximadamente R$ 4 bilhões.

Este caso de sucesso, fez outras empresas de regiões espalhadas pelo território brasileiro prometem seguir o mesmo caminho.

Uma das empresas que pretende estrear em bolsa em 2021 é a fabricante de sementes de soja Boa Safra, de Goiás, que mira novas aquisições. Outra na fila, é a mineira do setor de construção Canopus, que poderá retomar seu IPO em 2021. Outra candidata é a rede de farmácias Nissei, do Paraná.

Esse movimento de empresas fora do eixo Rio-São Paulo deve trazer não só empresas grandes como o Mateus, mas empresas menores, que podem ser beneficiadas com uma nova abertura do mercado brasileiro para ofertas desse tipo.

Atualização Covid-19

O Brasil teve 691 óbitos confirmados por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 171.460. Os novos casos positivados foram 37.614, de um total de 6.204.220 milhões.

Leia Mais

Melhor investimento: onde investir durante e após a crise

Teste de impairment: para que serve e qual a sua importância?

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.