BTG (BPAC11) recomenda compra de Telefônica (VIVT4)

Karin Barros
Jornalista com atuação nos dois principais jornais impressos da Grande Florianópolis por quase 10 anos. Costumo dizer que sou viciada em informação, por isso me encantei com a economia, que une tudo de alguma forma sempre. Atualmente também vivo intensamente o mundo da assessoria de imprensa e do PR.
1

Crédito: Reprodução/Facebook

O BTG Pactual divulgou um relatório por meio do qual salienta o crescimento das receitas de telefonia fixa no Brasil. Segundo os analistas, este foi o melhor crescimento da receita de serviço em seis anos.

Os resultados da Telefônica (VIVT3) no 3T21, por exemplo, ficaram acima das estimativas 

A receita de serviço cresceu 3,8% a/a para R$ 10,5 bilhões, a melhor em seis anos e ainda melhor do que no 3T19 (pré-pandemia).


As receitas de FTTH (fibra ótica) e pós-pago foram os destaques neste trimestre (+37% a/a e +7%, respectivamente), enquanto as receitas do negócio legado (voz, xDSL e TV paga DTH) caíram acentuadamente (-21% a/a) .

A receita pós-paga (81% do MSR) foi o principal destaque, subindo 7,3% a/a, acelerando muito em relação ao crescimento de 2,1% a/a no 2T21.

Os MSRs cresceram 5,7% a/a, o melhor resultado em seis anos.

As receitas pré-pagas, por outro lado, caíram 0,6% a/a, interrompendo a tendência de crescimento dos últimos 4 trimestres.

Tanto o ARPU pós-pago quanto o pré-pago caíram (-0,5% e -7,0% a/a, respectivamente).

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Receita cresce pela primeira vez em quatro anos

Os dados corporativos e as receitas de TI também foram um destaque positivo, aumentando 17% a/a.

Os negócios legados (banda larga e voz baseada em cobre e TV paga DTH) despencaram novamente, mas pelo menos em um ritmo mais lento em relação ao trimestre anterior (-21% a/a vs -24% no 3T21).

Segundo os analistas do BTG, além de seu modelo de negócios resiliente, forte balanço patrimonial e sólida geração de fluxo de caixa, a Vivo está negociando com uma avaliação muito atraente, 4,1x EV/EBITDA 2022E (vs. pares globais em 6,0x), pagando um dividend yield de ~7%.

Hub de serviços digitais

A empresa assinou um memorando de entendimento não vinculativo com a Ânima Educação para formar uma JV na área da educação.

Essa nova empresa será uma plataforma de educação digital com treinamentos online.

Cada um terá 50% da empresa, com atividades previstas para começar no início de 2022.