EconomiaPolítica

Real – O Plano Por Trás da História

Avalie este artigo!

“Filme Conta os Bastidores do Plano que Estancou a Hiperinflação nos Anos 90”

Filme de Rodrigo Bittencourt Narra a Criação da Equipe Econômica que Tirou o País do Colapso Econômico

Poucas estreias me geram alguma ansiedade, mas confesso que nas últimas semanas, tenho contando os dias para o lançamento do Filme: Real o Plano por Trás da História.

Uma de minhas lembranças marcantes do período “Pré Plano Real”, era a Odisseia feita por meu pai para chegar ao trabalho: 20 minutos de caminhada, trem mais ônibus.

No dia do pagamento, a rotina se alterava: Ele enfim tirava o carro da garagem, e tão logo encerrado o expediente, rumava para o açougue para comprar a “carne do mês” e em seguida, buscava minha mãe para irem ao Supermercado fazer o “rancho”, como dizem os gaúchos.

1252 - Real - O Plano Por Trás da História

Todas estas peripécias, tinham uma única e justificada razão: A inflação, que de um dia para o outro, diminuía entre 2% e 3% o poder de compra do meu pai (e de todos os brasileiros).

Tudo isso acabou após a criação do Plano Real.

O tempo passou e comecei a estudar profundamente o mundo dos investimentos e as políticas econômicas , aqui e lá fora. Se você ainda não começou a estudar, comece!

A história por trás da criação do Plano Real sempre me fascinou. Era algo que me intrigava, que me fazia querer conhecer mais de perto.

O livro 3.000 dias no Bunker, de Guilherme Fiuza, me fez entender toda a dificuldade de se criar um plano econômico e como a mudança fora mal vista em Brasília.

E qual foi a minha surpresa ao descobrir que o livro, agora virou filme!

blog elenco 3mildias 960x540 - Real - O Plano Por Trás da História

Com estreia marcada para 25 de maio, Real – O Plano Por Trás da História mostrará os bastidores da equipe econômica montada por Fernando Henrique Cardoso, após assumir como Ministro da Fazenda do governo “transitório” de Itamar Franco.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


O ano de 1994 também ficou marcado como o ano do Tetra. Em sintonia com a formação de uma seleção de futebol que ficará para sempre na memória dos brasileiros, em Brasília, de forma muito mais anônima, uma outra seleção era montada, ainda mais importante para os rumos do país.
sl 1 - Real - O Plano Por Trás da História


O “professor” Parreira neste caso, era Fernando Henrique Cardoso, que assumira ainda em 1993, a desafiadora tarefa de tirar o Brasil de uma recessão sem precedentes: Dívida Externa de U$ 100 bilhões e herança de uma inflação que ultrapassou inacreditáveis 1100% ao longo de 1992.

FHC sempre fora visto como um “político acidental” e sua nomeação, após três frustradas tentativas anteriores (a partir da eleição de Collor), além de não empolgar a opinião pública, era vista como efeito placebo em Brasília.

Mal sabiam todos que o curso da história estava prestes a mudar.

Assista ao trailer

Real – O Plano por Trás da História

Direção: Rodrigo Bittencourt. Elenco: Anamaria Barreto, Bemvindo Sequeira, Bia Arantes, Carlos Meceni, Emílio Orciollo Neto, Fernando Eiras, Giulio Lopes, Guilherme Magon, Guilherme Weber, Juliano Cazarré, Klebber Toledo, Mariana Lima, Norival Rizzo, Paolla Oliveira, Tato Gabus Mendes, Thiago Justino.

Todo comandante, precisa de um líder em campo, de um capitão firme, capaz de conduzir sua equipe ao sucesso. Parreira recorreu ao contestado Dunga e FHC recrutou Pedro Malan, um brilhante ex-professor da PUC, sem nenhum histórico político.

O filme entre outras coisas, corrige uma injustiça histórica: O protagonismo de Gustavo Franco à frente do Plano Real. Ou alguém imagina que seríamos tetra campeões sem os gols do baixinho Romário?

Encontro do Criador e Criatura

Pedro Malan e Gustavo Franco eram velhos conhecidos. Professor e aluno respectivamente da PUC-RJ. Além da admiração recíproca e da imensa afinidade de pensamento, ambos partilhavam de uma característica que ao meu ver, foi fundamental para o exito do plano: O total desinteresse político.

cena de real o plano por tras da historia 1489793206455 v2 1191x752 - Real - O Plano Por Trás da História

Suas grandes ambições acadêmicas: Colocar uma ideia em pé!

Do inicio pouco promissor até a URV

Um dos primeiros abacaxis enfrentados pela nova equipe econômica, foi a renegociação da dívida externa: O Brasil precisava do FMI para o pagamento da dívida, mas o FMI exigia em contrapartida, que o governo abandonasse a ideia de uma nova moeda para tal.

Em uma operação sigilosa e digna de um roteiro holywoodiano, o governo brasileiro conseguiu, sem a participação do FMI, comprar U$2,8 Bilhões de títulos públicos americanos (necessários para aderir ao Plano Brady). Driblar americanos não era tarefa difícil nos anos 90.

Outras medidas foram adotadas logo de início, como o estancamento das contas públicas, criação da emenda do orçamento equilibrado (embriã da lei de responsabilidade fiscal e o corte nas excepcionalidades à lei do colarinho branco.

Malan, sintetizou em uma frase, como portava-se o governo brasileiro:

“Todo governo tem um núcleo principal de pessoas dedicadas aos seus projetos pessoais. em segundo lugar, elas cuidam de seus interesse políticos. Quando sobra espaço na agenda, se dedicam àquilo que o país gostariam que elas fizessem.”

Apesar de uma redução de 15% nos gastos públicos, a inflação permanecia alta: 40% ao mês, nos 6 primeiros meses da nova equipe econômica. Um resposta rápida precisava ser dada à Brasília, apesar de toda a blindagem dada por Fernando Henrique e Itamar Franco.

3mildias 03 - Real - O Plano Por Trás da História

Nascia a URV, peça teórica mais sofisticada do Plano Real, que objetivava estabelecer um paralelo moeda ao cruzeiro real , livre dos efeitos da inflação.

A consolidação do Plano Real e a Eleição de FHC

O Sucesso do Plano Real e por consequência, das cabeças pensantes que estiveram à frente dele, alavancou as carreiras de Pedro Malan e Gustavo Franco. O primeiro, ficou impensáveis 8 anos no comando do Ministério da Fazenda e o segundo, assumiu a Presidência do Banco Central.

255678.jpg r 640 360 f jpg q x xxyxx - Real - O Plano Por Trás da História

Obviamente, o maior “beneficiário” fora mesmo Fernando Henrique Cardoso, aclamado em dois mandatos à Presidência da República, ainda em primeiro turno.

Herança do Real

Real – O Plano Por Trás da História, mostrará aos mais jovens, o retrato caótico do Brasil dos anos 90. Remarcações diárias nos preços dos bens de consumo, conflitos políticos na recém formada “nova república, salários indexados ao preço da batata etc.

Aos que viveram e sobreviveram à crise, um flashback de tempos ainda mais difíceis que o atual, mas sobretudo, uma importantíssima reflexão: Houve um tempo em que equipes econômicas, preocupavam-se exclusivamente em melhorar a vida do brasileiro.

Brazil 100 Reais banknote 2005 - Real - O Plano Por Trás da História

O próprio Gustavo Franco, em resposta a Eduardo Suplicy (por uma foto publicada em que negara esmola a um morador de rua), aponta com uma frase, o idealismo desta equipe, que mudou o curso da história e fez o Brasil ser visto com outros olhos pelo resto do mundo.

“- Senador, a inflação é um imposto pago pelos pobres, que nao tem como fugir dele. Eu não dou esmola, eu dou aos pobres uma moeda que preste. Esse é o meu trabalho.”


Real – O Plano por Trás da História
é indispensável a todo brasileiro, atento ou não, ao cenário Político-Econômico do país. Filme e livro, remetem a um período marcante de nossa história:

Um dos raros momentos em que os interesses econômicos e de bem estar da nação, estiveram a frente dos interesses políticos.

Real – O Plano Por Trás da História

Ficha Técnica

Gênero: Drama

Direção: Rodrigo Bittencourt

Elenco: Anamaria Barreto, Bemvindo Sequeira, Bia Arantes, Carlos Meceni, Emílio Orciollo Neto, Fernando Eiras, Giulio Lopes, Guilherme Magon, Guilherme Weber, Juliano Cazarré, Klebber Toledo, Mariana Lima, Norival Rizzo, Paolla Oliveira, Tato Gabus Mendes, Thiago Justino.

Produção: Ricardo Fadel Rihan
Fotografia: Fabio Burtin
Duração: 95 min.

Facebook:
https://www.facebook.com/realofilme/
https://www.facebook.com/ParisFilmesBR/

Instagram
https://www.instagram.com/parisfilmes/

Spotify
https://open.spotify.com/user/parisfilmes

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close