Rafael Nadal: uma trajetória de sucesso no esporte e na vida

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Foto: Rafael Nadal

Talento, dedicação e humildade definem o campeão mundial de tênis Rafael Nadal. Nesta biografia, que retrata não só a história de Nadal, mas como se forma um campeão, o próprio tenista e o jornalista britânico John Carlin exploram também os bastidores do esporte e de uma carreira de sucesso.

São duas visões de um mesmo homem espirituoso e comprometido com a vitória dentro e fora das quadras. O livro apresenta um tenista obstinado, homem ético e ser humano ligado à família e às raízes.

O livro Rafa: Minha História, de 2011, retrata desde a casa em que o esportista nasceu até as quadras onde são disputados os torneios de tênis considerados os mais importantes do mundo.

Tio Huli, EconoMirna, Natalia Dalat e outros tubarões dos Investimentos.

Não perca!

Rafa: Minha História é uma das leituras recomendadas pelos especialistas da EQI Investimentos. Obras que eles leram, gostaram e indicam.

Da infância ao sucesso de Rafael Nadal

Rafa: Minha História foi escrito pelo próprio Rafael Nadal e pelo jornalista John Carlin. Assim, a obra oferece duas abordagens: uma introspectiva, emocional e autocrítica; e outra objetiva, descontraída e analítica.

Segundo o livro, nenhum jogador de tênis desde Andre Agassi cativou tanto o mundo quanto Rafael Nadal.

Com 16 vitórias no Grand Slam, principal torneio de tênis mundial, Rafael Nadal é um competidor nato. A ferocidade na quadra é notável, assim como sua humildade fora do esporte.

Logo no início, Nadal conta os motivos que o levaram ao esporte ainda quando morava em sua casa, na ilha de Maiorca. Narra as preparações quando adolescente, o peso da família na jornada, e a forma de encarar as competições.

Nadal nasceu na ilha de Maiorca, na Espanha, local em que vive até hoje.

Muito cedo teve que decidir se sua carreira tomaria o rumo do futebol ou do tênis – suas maiores paixões.

Seu avô foi um músico conhecido na cidade, o pai um empresário de sucesso, e o tio Miguel Ángel Nadal um famoso jogador de futebol profissional. Assim, Rafael veio de uma família com situação financeira bem confortável.

Mas foi o tio, Toni, que teve grande influência em sua vida. Apesar de Rafael destacar a influência e o peso de todo o apoio familiar para o seu sucesso.

Também tenista, Toni treinou Nadal desde que ele tinha 4 anos. Disciplinado, concentrado, obediente e técnico, nascia um futuro campeão.

O título de Wimbledon

Entremeado com as memórias e percepções do esportista, o jornalista John Carlin traz os fatos e marcos que tornaram Rafael Nadal o grande esportista que é hoje.

Estão ali os detalhes das conquistas mais marcantes do espanhol, como os quatro principais Grand Slams, com destaque para o principal: Wimbledon, em 2008. A partida, contra Roger Federer, foi chamada pelo ex-tenista John McEnroe como “o maior jogo de tênis já jogado”.

Boa parte do livro dedica-se à vitória de Nadal em 2008. A partida, de tirar o fôlego, foi decidida com emoção ponto a ponto até o final.

Mas Nadal também aborda as dificuldades, como os problemas familiares que o derrubaram em 2009 e as lesões que ameaçaram sua carreira.

“Durante uma partida, você está em uma batalha permanente para lutar contra suas vulnerabilidades cotidianas, reprimir seus sentimentos humanos. Quanto mais reprimidos eles estiverem, maiores serão suas chances de ganhar, contanto que você tenha treinado tanto quanto joga e a diferença de talento não é muito grande entre você e seu rival”, afirma Rafael Nadal no livro.