Vale (VALE3): Mesmo com queda do minério de ferro, BTG recomenda compra

Victor Meira
Com formação em Ciências Sociais e Jornalismo, experiência em redação nas editorias de esportes, empregos, concursos, economia e política.

Crédito: Agência Vale

No relatório apresentado nesta quarta-feira (20), o Banco BTG Pactual (BPAC11) recomendou a compra das ações da Vale (VALE3), diante do seu histórico de uma gestão sólida que continua altamente disciplinada na alocação de capital (modelo de negócios “asset light”). 

Além disso, o banco de investimento aponta que o retorno de caixa dos acionistas da Vale está projetado para um rendimento de 13% em 2022. 

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Apesar do otimismo com a mineradora, o BTG Pactual faz uma ressalva em relação ao preço do minério de ferro que atingiu uma desvalorização de, aproximadamente, 50% nos últimos dias.

O relatório do banco para a Vale também destaca um progresso tangível na frente ESG (Environmental, social and corporate governance), removendo o desconto excessivo atualmente atribuído ao preço de suas ações.

Relatório da Vale sugere um 4º trimestre pressionado; Removendo o volume para proteger a margem

De acordo com o BTG, a Vale apresentou um relatório interessante sobre a sua estratégia comercial do minério de ferro. A consultoria destaca que a companhia está agindo rapidamente em resposta às condições desafiadoras e a volatilidade do mercado. Por isso, a Vale está apostando em uma estratégia dobrada de valor sobre o volume.

A empresa de mineração divulgou que está reduzindo o fornecimento de produtos de minério de ferro com alto teor de sílica (margem baixa) em 4 Mt no quarto trimestre de 2021 e 12 a 15 Mt em 2022 em resposta às condições do mercado. Essa queda representa cerca de 5% de nossos volumes previstos para 2022.

A equipe do BTG Pactual elogia a postura da Vale considerando como um movimento sensato por parte da administração, que está agindo rapidamente para ajudar a equilibrar o cenário de S&D, especialmente à luz de um choque de demanda sem precedentes em curso na China. 

Ainda em ao relatório, os números de embarque foram mistos: (1) a produção de minério de ferro ultrapassou significativamente os embarques, que ficaram 1% do abaixo do esperado; (2) o níquel caiu menos do que a expectativa e a produção de cobre ficou 4% abaixo das previsões.

Aumento de produção do minério de ferro

Os embarques totais de minério de ferro da Vale ficaram em 75,9 Mt, o que representa um ganho de 2% ao ano. Esse número é explicado por 67,9 Mt de finos mais 8,0 Mt de pelotas. Portanto, a produção de minério de ferro saiu em 75,7 Mt, que foi 18% maior. Este aumento pode ser explicado por:

  1. maior produção no Sistema Norte devido às melhores condições climáticas e sazonalidade;
  2. Aumento da produção no sistema Sudeste, com Itabira tendo um bom desempenho e minérios de maior qualidade em Brucutu; e
  3. Sistema Sul, com a Fábrica atingindo sua capacidade total (6 Mtpa), aumentando o processamento a seco em Vargem Grande, além de maiores compras de terceiros.

A diferença de 13 Mtpa entre produção e vendas pode ser explicada pela estratégia de valor sobre volume (redução das vendas de alto teor de sílica) e “estoques em trânsito na cadeia de suprimentos”, que deve ser revertida no 4T21.

Metais básicos impactados pela crise de Sudbury e carvão acelerando

As remessas de níquel saíram a 41,8 kt, 28% menor que no mesmo período do ano passado. Os números de produção foram menores em 30,2 kt, queda de -27% t/t, principalmente devido às interrupções de trabalho em Sudbury, em Ontário, no Canadá, que interrompeu as operações da Vale por 70 dias devido ao acidente com os mineiros.

As remessas de cobre caíram 65,4 Mt. A produção foi de 69,2Mt, uma redução de 21%, também impactada pela paralisação relacionada à mão de obra em Sudbury.

Os embarques de carvão ficaram em 2,64Mt, enquanto a produção foi de 2,5Mt, + 20% t / t. Espera-se que o ramp-up seja concluído até o 4T, embora a taxa de execução de 15 Mtpa só deva ser atingida até o final do ano.