Investimentos

Quando Vale a Pena Investir em Previdência Privada?

Saiba quando vale a pena investir em previdência privada para conquistar uma aposentadoria tranquila

Avalie este artigo!

A aposentadoria é um momento desejado por muitos trabalhadores. Porém, ao chegar nessa etapa, os gastos aumentam e, consequentemente, a renda diminui. Por isso, é ideal saber como manter um padrão igual ou semelhante ao quando estava ativo. Mas, você sabe quando vale a pena investir em previdência privada para poder complementar sua renda?

Neste artigo, vamos mostrar a você quais as melhores opções de investimento para aposentadoria.

Aposentadoria: vale a pena investir em previdência privada? Conheça outras opções

A terceira idade passa por uma fase de muitas mudanças, tanto mentalmente como financeiramente.

Atualmente, está mais difícil contar apenas com o INSS para a aposentadoria. Por isso, cada vez mais precisamos nos preparar e obter uma renda complementar para que não haja problemas futuros.

Além das dicas básicas de poupar mais do que gastar, ter uma reserva financeira e controle dos gastos, algumas pessoas se perguntam quando vale a pena investir em previdência privada e se é a melhor opção.

Previdência privada: como funciona?

Ela é uma boa opção de investimento em longo prazo. Nesse tipo de plano, é possível escolher o valor da contribuição e sua periodicidade. A quantia acumulada poderá ser resgatada caso a pessoa necessite, porém há taxas de acordo com cada entidade. Portanto, é ideal ter controle e planejamento!

Outras formas de investir

Investir na previdência privada pode ser uma ótima escolha, porém há outros meios mais rentáveis que ajudam a ter uma aposentadoria confortável e rica. Confira quais são eles:

Tesouro Direto

Para investir em títulos públicos é importante saber que é possível resgatar o valor a hora que quiser, na quantia que preferir. Aqui, é ideal perfis conservadores, pois o risco de perda é pequeno. Mas também é preciso ter controle para não ficar retirando o dinheiro toda hora, pois não é esse o intuito.

No Tesouro Direto, você compra títulos federais de dívida pública, podendo optar por títulos pré-fixados ou pós-fixados. Pensando na aposentadoria, o ideal é optar por aplicações com vencimentos mais longos, como o Tesouro IPCA.

CDBs

CDBs são títulos emitidos por bancos com maior rentabilidade e segurança. É um investimento de renda fixa e funciona como se você emprestasse uma quantia de dinheiro ao banco e recebesse, em troca, uma taxa de rentabilidade pré-definida.

Debêntures

O debêntures funciona como um título de dívida, sendo um empréstimo para determinada empresa (que não seja instituição financeira ou de crédito imobiliário). Ao final do período, o investidor recebe juros fixos ou variáveis.

Mercado de ações

Nesse tipo de aplicação é preciso ter paciência. Também é necessário ter mais conhecimento sobre investimentos, bolsa de valores e ficar atento à gestão. Ideal para perfis arriscados e precisa de uma corretora para realizar tal investimento.

Agora você já sabe quando vale a pena investir em previdência privada e quais os outros meios de garantir uma aposentadoria tranquila e manter as contas em dia.

Para saber qual o investimento ideal para o seu perfil, entre em contato com a Eu Quero Investir e continue acompanhando as notícias por aqui.

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close