Quando Vale a Pena Investir em Fundos de Ações?

Antes de entender quando vale a pena investir em fundos de ações, primeiro é preciso compreender o que são estes fundos e a razão para serem tão diferentes. Em poucas palavras, neste tipo de fundo de investimento a compra e venda de ações fica a critério do gestor, que cobra uma taxa por seu desempenho.

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
Quando Vale a Pena Investir em Fundos de Ações?

Existem vários tipos de fundos de ações disponíveis no mercado para investir. Para saber qual é o ideal para você é preciso realizar um teste de perfil de investidor. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo quando o assunto é investir em fundos de ações, existem aqueles ideais para os conservadores, para os moderados e também para os arrojados.

Afinal, quando vale a pena investir em fundos de ações?

Existem vários cenários existentes para pessoas que estão buscando investir em fundos de ações. O mais comum de encontrarmos no mercado são investidores conservadores que já tem um certo conhecimento na área, mas não o suficiente para aplicar na bolsa por conta própria. Essas pessoas estão buscando arriscar um pouquinho a mais, mas sem a responsabilidade de ter que administrar todo o dinheiro.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Outro cenário comum é da diversificação da carteira de investimentos. Nós já te contamos que o segredo para ser um bom investidor é aplicar nos mais diversos produtos possíveis. Como os fundos de ações aplicam o dinheiro dos participantes em ramos diversos, essa também é uma ótima opção.

Tipos de fundos de ações

Para investir em fundos de ações você precisa conhecer quais são as opções disponíveis no mercado, assim consegue escolher aquele que é mais adequado para o seu perfil e também para os seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

  • indexados — baseado no índice da BM&FBovespa;
  • de ativos — composta por blue chips, small caps, etc;
  • específico — investem em ações de um nicho específico do mercado;
  • de ações livres — deixa livre para o gestor decidir 100% do que fazer;
  • BDR — investe em ações que são negociadas fora do Brasil, como Google, Facebook, etc. É preciso lembrar de calcular a taxa de câmbio.

Se você se interessou e também quer investir em fundos de ações, entre em contato com a Eu Quero Investir! Somos uma assessoria de investimentos ligada à XP Investimentos, a maior corretora de toda a América Latina!