Qual melhor banco para poupança?

Afinal, qual o melhor banco para investir em poupança? Bom, antes de te responder esta pergunta, explicarei em detalhes como funcionam os investimentos em caderneta de poupança e como eles se tornaram a paixão nacional entre os investidores.

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st
img-capa

Foto: img-capa

A caderneta de poupança é o investimento mais usado no Brasil, devido a sua segurança e liquidez, é escolhido por pelo menos 70% dos brasileiros que decidem começar a investir.

A poupança é um investimento isento de taxas na maioria dos bancos e isenta também,de imposto de renda. A poupança não exige depósito mínimo inicial, consulta ao serasa ou spc, e como te dá direito a emissão de um cartão de débito, te possibilita movimentação irrestrita.

Parece um bom investimento? Mas não é!

Como todos sabem, no mundo dos investimentos, os riscos são inversamente proporcionais aos ganhos, então por se tratar de uma aplicação segura (tem cobertura do FGC) muitas pessoas aceitam a sua péssima rentabilidade.

Se você já investe ou busca informações sobre investimentos há algum tempo, já sabe que na renda fixa, existem produtos com a mesma segurança, porém, com rentabilidade muito superior.

Como funciona o rendimento da Poupança?

Quando a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano, o rendimento mensal da poupança será a TR (Taxa Referencial) + remuneração adicional de 0,5% ao mês, quando a taxa Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento será a TR + 70% da meta da Selic do ano vigente na data de início do período do rendimento.

Em qualquer corretora, é possível encontrar um CDB de liquidez diária (portanto com a mesma segurança) pagando 100% do CDI.

Agências e Caixas Eletrônicos

Nenhum dos grandes bancos brasileiros (Caixa, Banco do Brasil, Itau/Unibanco, Bradesco, Santander) exige valor mínimo para abertura de uma conta poupança tampouco cobra taxas.

É importante lembrar que muitas corretoras, como a XP Investimentos por exemplo, também não cobram nenhum tipo de taxas.

Como abrir uma poupança?

É muito fácil, os documentos normalmente exigidos são RG, CPF, e comprovante de residência em nome do titular da conta.

Com estes documentos em mãos, basta você ir até a agência mais próxima do banco escolhido, solicitar a abertura, preencher e assinar um contrato e pronto!

Praticamente os mesmos requisitos para se abrir uma conta em uma corretora!

Esse investimento é um bom negócio?

Bem, se você chegou até aqui, é porque está realmente inclinado a abrir uma poupança, mas vem aqui perto, deixa eu te contar um segredo…

– Querido amigo investidor, eu sei que você é brasileiro, e só Deus, que também dizem ser, sabe o porquê de termos essa fixação por caderneta de poupança!

Mas como você pode ter percebido, na prática, não existe razão nenhuma para que você comece ou continue investindo neste tipo de ativo.

Mesmo que você não entenda nada de economia e que não tenha experiência, dá uma pesquisada, procure conversar com um especialista, você irá descobrir facilmente várias opções de investimentos simples, que trarão um retorno melhor.

Qual o melhor banco para investir em poupança?

A esta altura, eu espero ter lhe convencido de que ao contrário do que possa parecer, o investimento em poupança é um péssimo negócio, portanto, não há um melhor banco para investir em poupança.

Explicando melhor, as regras da poupança são as mesmas para todos os bancos, ou seja, sua rentabilidade e a sua segurança independem da instituição financeira em que você é correntista.

A poupança do Itaú pagará os mesmos 70% do CDI (observando o gatilho da SELIC abaixo dos 8,5%) da poupança do Banco do Brasil, com a cobertura do FGC em ambos os casos.

Lembrando mais uma vez, que você encontra com extrema facilidade, produtos pagando 100% do CDI em uma boa corretora, com produtos que também possuem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o investimento em poupança, ou ainda não entendeu porque ela paga tão pouco, entre em contato através do formulário abaixo.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.