Qual é o melhor tipo de investimento: Ações ou renda fixa?

Filipe Teixeira
Colaborador do Torcedores
1

Foto: img-capa

Na hora de fazer uma aplicação, é normal ficar na dúvida sobre qual é o melhor caminho a seguir: ações ou renda fixa? Você também já se fez essa pergunta?

Esse tipo de questionamento é tão comum que resolvemos reunir neste artigo as principais características de cada um desses ativos e assim ajudar a encontrar a melhor alternativa para você planejar suas aplicações.

Ações ou renda fixa: Afinal, qual devo escolher?

A primeira consideração que queremos fazer é que não existe um melhor investimento e sim o melhor investimento para o seu perfil. Você já deve ter lido isso muitas vezes aqui no nosso portal e essa afirmação vale para qualquer tipo de aplicação. Por isso, antes de se perguntar se é melhor investir em ações ou renda fixa, você deve primeiro definir qual é a sua estratégia.

Sinta-se na capital mundial do mercado financeiro. Vem ai 4ª edição da Money Week

[banner id=”teste-perfil”]

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]Saber o que você quer fazer com o dinheiro e em quanto tempo precisará dele é essencial para entender qual é o melhor investimento para você. Além de considerar que tipo de investidor você é, é necessário também ter muito claro quais são seus objetivos e o quanto está disposto a arriscar.[/box]

Quando escolher as ações

Ao escolher investir em ações, você estará optando por uma aplicação quem tem volatilidade, ou seja, apresenta grande flutuação durante o tempo. Isso significa que o risco é maior, mas a rentabilidade pode ser maior também.

Entre as vantagens de optar pelas ações, podemos citar ainda que a tributação é menor para esse tipo de investimento do que para os de renda fixa, e eles só incidem nos meses em que ultrapassar os R$ 20.000,00 em venda.

[banner nome=”facebook”]

É uma opção a se considerar quando se quer aumentar os lucros em longo prazo, com um capital que não te fará falta na próxima década. A pressa pode fazer com que você queria resgatar seu dinheiro quando as ações estiverem caindo, sem ter tempo de esperar pela recuperação do mercado.

Quando escolher a renda fixa

[box type=”success” align=”” class=”” width=””]Os investimentos em renda fixa são aqueles que você já conhece as características e aspectos da aplicação no momento da contratação. Eles oferecem risco pequeno e uma rentabilidade extremamente interessante.[/box]

Geralmente, são as opções mais adequadas para quem precisa de um retorno no curto prazo e, mesmo assim, com uma rentabilidade atraente, ainda que menor do que a possível de ser conquistada no mercado de ações.

Entre os tipos de investimentos em renda fixa, podemos citar:

[tie_list type=”starlist”]

[/tie_list]

Já sabe qual é o tipo certo de investimento para o seu capital? Faça seu comentário neste artigo, deixe seu contato e conte com o auxílio dos especialistas do Eu Quero Investir!