Quais são os melhores investimentos com alta do dólar?

Ângelo Manzan Dalla Vecchia
Aluno de engenharia civil pela UFSC, interessado pela área de engenharia econômica, planejamento, análise de investimentos e finanças comportamentais. Obteve estes conhecimentos através de experiências profissionais, disciplinas cursadas e livros como A Árvore do Dinheiro e Misbehaving: The Making of Behavioral Economics. Assessor de Investimentos da Euqueroinvestir.com Mande-me um e-mail: angelo.dalla@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (48) 99850-0645
1

Crédito: Pete Linforth por Pixabay

Volta e meia, em períodos de estresse no mercado, a cotação do dólar eleva muito e pega muitos investidores de calça curta. Porém, mesmo em momentos críticos, aparecem boas oportunidades de alocação

Alocação em dólar é destinada, principalmente,a proteção de patrimônio. Dessa maneira, ter parte da carteira dolarizada ajuda a reduzir o risco do patrimônio global em momentos turbulentos, em períodos de crise no mercado brasileiro. Porque é nesses períodos que o dólar tende a se valorizar em relação ao real por ser uma moeda mais forte. Ou seja, serve como uma diversificação da carteira. E se a economia é global, por que seus investimentos também não são?

Outro ponto que vale salientar é que todas as ações de alocação abaixo se enquadram como renda variável.

Fundo cambial de dólar

A opção mais simples e mais líquida de se expor a dólar é através de fundos cambiais atrelados a dólar. O objetivo deste fundo é basicamente acompanhar a oscilação do dólar. Ou seja, se o dólar valoriza 2% o fundo cambial valoriza 2%. E se o dólar desvaloriza 2% o fundo cambial também desvaloriza 2%.

Inclusive, existem fundos cambiais tão eficientes que conseguem ter rentabilidade maior que a oscilação do dólar.

Ações nacionais

Existem ações de empresas brasileiras que possuem sua receita vinculada ao dólar. Em outras palavras, essas empresas se beneficiam com a valorização da moeda norte-americana. Ou seja, se o dólar aumenta seus lucros também aumentam. É claro que existem outros inúmeros aspectos para analisar antes de definir se uma ação vai valorizar ou não.

Um exemplo clássico é a Suzano (SUZB3), do setor de celulose, conhecida por ser uma ação mais defensiva por esse fator.

Ações internacionais

O mercado financeiro do Brasil é um tanto restrito porque não é possível negociar ativos internacionais diretamente. Porémé possível obter BDR – Brazilian Depositary Receipt. De forma simples, BDR é um ativo que o investidor brasileiro pode negociar se estiver interessado em investir em empresas fora do Brasil. Assim, é possível comprar BDR originários de empresas norte-americanas gigantes como Facebook, Google, Apple e até mesmo Berkshire Hathaway.

Apesar de ser negociado em reais, o preço de um BDR é influenciado tanto pela cotação da empresa original quanto pela variação do câmbio. Portanto, ele tem 2 oscilações que influenciam em seu preço. Atente-se com a liquidez deste tipo de ativo. Muitas vezes o book de negociação não é líquido.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

ETF de índices estrangeiros

Outra opções que vai na linha de BDR são os ETF. Eles também sofrem influência da oscilação do câmbio e do índice. Mas têm liquidez mais alta que a maioria dos BDR.

Existem diversos índices, por exemplo um nacional que é basicamente a réplica do nosso Ibovespa, o BOVA11 . Um ETF estrangeiro bem conhecido é o IVVB11, que é o ETF do índice norte-americano S&P 500.

Fundos multimercados globais

Estes tipos de ativos são fundos com gestão focada em ativos fora do Brasil. Também são influenciados pela cotação do dólar e dos ativos dentro do fundo. Fundos multimercados globais servem muito bem como diversificação de carteira. Especialmente para investidores que querem fugir do risco Brasil em parte do patrimônio.

O que chama atenção nessa categoria é que a carteira do fundo é uma carteira dinâmica que o gestor segue as estratégias e teses de investimentos.

COE de ações estrangeiras ou COE de fundos estrangeiros

Para quem não conhece, COE é um Certificado de Operações Estruturadas. Existem várias estratégias distintascomo o foco deste artigo é falar de alocações atreladas ao dólar, vale mencionar 3 tipos de estratégias:

  • COE Autocallable de ações estrangeiras;
  • COE vinculado a fundos de investimentos estrangeiros;
  • COE atrelado a índices estrangeiros.

Além disso, muitos COEs possuem capital protegido. Ou seja, no pior dos casos o investidor recebe o capital inicial. O que é muito bom para quem está saindo do conservador e procura investimentos com mais rentabilidade mas protegendo o capital.

Abrir conta em corretora fora do Brasil

Conforme já mencionei anteriormente, o mercado financeiro no Brasil é fechado. Mas isso não impede que você abra conta em uma corretora fora do Brasil. Com conta fora do Brasil é possível acessar uma prateleira quase infinita de ativos internacionais: ações, bonds, fundos, índices etc.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.