InvestimentosMelhor InvestimentoRenda Fixa

Quais são os melhores investimentos a curto prazo?

A maioria dos brasileiros continua deixando suas economias na poupança, ou mesmo na conta corrente, e isso está longe de ser uma boa opção.

Quais são os melhores investimentos a curto prazo?
1 de 1 voto

Todo mundo que tem algum dinheiro guardado, já pensou em qual a melhor maneira de investi-lo ou ainda, quais são os melhores investimentos a curto prazo.

dinheiro

Porém, a maioria dos brasileiros continua deixando suas economias na poupança, ou mesmo na conta corrente, e isso está longe de ser uma boa opção.

Hoje falaremos sobre alguns tipos de investimento que rendem mais que a poupança, possuem a mesma segurança e atendem até investidores mais conservadores, visto que possuem baixo risco e boa liquidez.

É importante ressaltar, que mesmo investimentos de curto prazo demandam planejamento.

O investidor deve saber bem quais são suas despesas e o quanto de dinheiro possui para ser aplicado.

investimentos curto prazo

O que significa “curto prazo”?

Nos investimentos de curto prazo, as aplicações começam a render no primeiro dia, então caso haja necessidade de usar estes recursos para outros fins é possível resgatá-los, e o investidor já sabe previamente o que esperar delas.

Procure sempre por opções que tenham baixo custo de operação e maior liquidez!

Muitas pessoas utilizam investimentos de curto prazo, ou seja, aplicações que podem ser resgatadas no mesmo dia ou para o dia seguinte, como um fundo de emergência.

O percentual destinado aos investimentos com liquidez imediata, variam muito de acordo com o perfil de cada investidor bem como, seus planos para o futuro.

Por exemplo, quem está planejando fazer uma viagem para o exterior ou trocar de imóvel, faz bastante sentido investir nesta modalidade de investimento, uma vez que a necessidade de resgate pode surgir a qualquer momento.

Ter um fundo de emergência portanto, pode inclusive ajudá-lo a não perder nenhum “negócio de ocasião”.

No entanto, não se deve confundir investimentos de curto prazo com fundo de emergência. Exemplo:  Um CDB com carência de 6 meses pode ser considerado um investimento de curto prazo, mas não deve compor um fundo de emergência, justamente por não permitir o resgate imediato.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Algumas opções de aplicação de curto prazo:

Abaixo, uma lista com alguns investimentos em renda fixa que podem ser enquadrados na categoria de curto prazo.

  • CDB

Os certificados de depósitos bancários são seguros, rendem bem mais que a poupança, e são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) no caso de investimentos até R$250 mil (por cpf e instituição financeira)

No caso de grandes bancos, não é costume pagar o total do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) antes de 3 anos de aplicação, então é mais interessante comprar títulos de instituições menores.

Vale lembrar que bancos pequenos e médios também são protegidos pelo FGC.

Outra característica importante a se considerar é que o imposto a ser pago é variável com o tempo de resgate da liquidez.

  • Até 180 dias – desconto de 22,5%
  • Entre 181 e 360 dias – desconto de 20%
  •  Entre 361 e 720 dias – desconto de 17,5%
  • Acima de 720 dias – desconto de 15%
Antes de escolher seu banco, faça uma pesquisa sobre a saúde financeira dele, um banco de menor porte, que oferece taxas melhores, não necessariamente está passando por dificuldades, muitas vezes se utilizam desse recurso para atrair mais investidores, porém é sempre importante averiguar!
  • LCI

A Letra de Crédito Imobiliário é um investimento convertido em crédito para financiamento de imóveis, é um investimento livre de imposto de renda, e também protegido de Fundo Garantidor de Crédito.

Siga-nos no Facebook e receba as atualizações do Blog:
Avalie o rendimento de acordo com a liquidez, porque por via de regra, apesar de possuir liquidez de 3 meses a 2 anos, ele rende bem mais quando há pouca liquidez.

 

  • TESOURO SELIC

Ligado, logicamente, a taxa Selic, trata-se de um título oferecido pelo governo para quitação de despesas de pessoa física.

É um investimento pós-fixado e tem rendimento diário.

Além do imposto de renda que também é descontado, há uma taxa de 0,3% ao ano.

Mesmo considerando imposto e taxa, ainda é muito mais rentável que a poupança, e se você tiver mais de R$50 mil para investir e a possibilidade de regate após 6 meses, esse rendimento aumenta consideravelmente.

  • FUNDOS DE RENDA FIXA REFERENCIADOS DI

Com relação direita a Taxa Selic e ao CDI, os Fundos DI são pós fixados, já que oscilam de acordo com a Selic.

Apesar de não possuírem garantia de rentabilidade, os bancos são obrigados a garantir 95% de seus ativos com CDI, para garantir certa estabilidade na rentabilidade.

A precaução a ser tomada nesse caso é a atenção em quanto o banco pagará sobre a CDI.

Principal vantagem do Fundo DI é sua rápida liquidez, a qualquer momento você pode resgatar seu investimento.

Importante! A taxa de operação desse investimento não pode ultrapassar 0,5% ao ano, e sua remuneração deve ser maior que 100% do CDI.

Caso não atenda essas duas premissas, ele não será um título rentável.

COMO ESCOLHER O MELHOR INVESTIMENTO DE CURTO PRAZO

Agora que você conhece alguns investimentos de curto prazo, deve estar se perguntando qual deles é o mais rentável?

A resposta para esta pergunta é variável, uma vez que as rentabilidades oscilam bastante entre uma instituição financeira e outra.

Por via de regra, você encontrará produtos mais rentáveis através de corretoras de investimentos, como é o caso da XP Investimentos, a maior corretora da América Latina.

Em nosso site, possuímos uma Calculadora de Melhores Investimentos, através dela, você poderá simular e calcular a rentabilidade de diferentes tipos de investimentos, te auxiliando assim, a encontrar o melhor investimento para você!

Para acessar nossa calculadora, basta clicar no link abaixo:
https://www.euqueroinvestir.com/calculadora-melhores-investimentos/

Tags

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close