Quais são as taxas cobradas pela XP Investimentos?

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.
1

Crédito: Crédito da imagem: Gazeta do Povo.

As corretoras de valores são as responsáveis por realizar a intermediação entre os investidores e o mercado financeiro, uma vez que as pessoas não podem operar sozinhas em determinados ambientes como a Bolsa de Valores.

Esse serviço especializado costuma ter alguns custos operacionais, que são cobrados pelas corretoras de seus clientes na forma de taxas.

Algumas corretoras, como a XP Investimentos, costumam isentar seus clientes da maior parte dessas taxas. No entanto, há algumas que são cobradas por força da regulamentação que atinge o setor.

Vale lembrar que, para funcionar, uma corretora deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil e, também, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regulamenta o setor.

Ao longo deste post, você irá conhecer quais são as taxas cobradas pela XP Investimentos, mas também irá descobrir por que essa é a corretora ideal para você investir. Confira!

Conheça a XP Investimentos

Ao longo de sua história, a XP Investimentos mudou completamente a forma de se fazer investimentos no Brasil.

Compromissada com o sucesso financeiro de seus clientes, a XP Investimentos oferece uma gama de serviços personalizados e voltados para cada perfil de investidor.

Crédito da imagem: Gazeta do Povo.

Desde a sua criação, em 2002, o principal foco da XP Investimentos é ensinar seus clientes a ganhar dinheiro com investimentos. Isso de uma maneira simples e descomplicada.

Hoje, a XP Investimentos conta com uma série de escritórios espalhados em todo o Brasil, sendo a EuQueroInvestir um dos maiores e mais importantes agentes autônomos da corretora.

Para que você tenha uma ideia, nas suas quase duas décadas atuando no mercado financeiro, a XP Investimentos tem mais de R$ 215 bilhões sob sua custódia e uma carteira composta por mais de 980 mil clientes ativos.

Isso mostra a força desta corretora, que está sempre em busca de oferecer os melhores produtos e serviços para ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros.

Além de contar com toda expertise dos maiores especialistas em investimentos do Brasil, ao investir via XP Investimentos você conta com uma série de vantagens.

Entre elas está a segurança, uma vez que a XP Investimentos tem o seu funcionamento autorizado pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários.

Ao investir na XP, você também conta com um dos melhores custo-benefício do mercado, uma vez que a corretora trabalha com algumas das melhores taxas do mercado.

Por fim, também vale destacar o atendimento personalizado que é oferecido pelos assessores de investimentos ligados à XP, pois isso faz toda a diferença no momento de investir o seu dinheiro.

Como funcionam as corretoras de valores

Como o mercado financeiro possui uma série de complexidades para a realização de transações, uma pessoa não consegue, sozinha, realizar alguns tipos de operações como investir na Bolsa de Valores.

Dessa forma, as corretoras de valores surgem para atuar como uma espécie de “intermediário” entre as pessoas que desejam investir e as instituições que atuam no mercado financeiro.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Rawpixel

Uma das responsabilidades das corretoras é executar as operações de compra e venda, além de se certificar se elas foram efetivamente concluídas.

Também é por meio das corretoras de valores que uma série de bancos e fundos distribuem seus produtos financeiros, algo que permite difundir o acesso do público a esses produtos.

Dessa forma, uma corretora poderia ser entendida, metaforicamente, como um grande “supermercado”.

No entanto, no lugar de produtos alimentícios ou de limpeza, você encontra, nas “prateleiras” das corretoras, os mais variados produtos financeiros para investir o seu dinheiro e fazê-lo crescer.

Pela prestação de seus serviços, as corretoras cobram uma taxa de corretagem, que varia de acordo com o tipo de investimento que é prestado ao cliente.

Afinal, o que é a taxa de corretagem?

Não dá para falar em corretoras de valores sem falar da taxa de corretagem.

Trata-se da principal taxa que é cobrada por todas as corretoras e serve como uma espécie de “remuneração” pela realização das transações de compra e venda de seus investimentos.

Em geral, a taxa de corretagem pode ser cobrada em todas as transações realizadas pelas corretoras, seja nas operações de renda fixa ou renda variável.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson

No entanto, na XP Investimentos você conta com taxa zero para a maioria das operações financeiras.

Existem algumas operações, no entanto, em que não é possível isentar a taxa de corretagem, até mesmo por conta da regulamentação que abrange o mercado.

Um exemplo disso é a taxa cobrada para a realização de operações na Bolsa de Valores, que incide quando você faz uma operação de compra e venda de ações, por exemplo.

A XP Investimentos está sempre trabalhando para oferecer taxas de corretagem competitivas e que permitam reduzir os seus custos operacionais ao investir em renda variável.

Pensando nisso, a corretora lançou pacotes de corretagem, que são ideais para quem quer operar na Bolsa de Valores gastando o mínimo possível.

Afinal, operar com custos muito altos pode acabar reduzindo o lucro obtido nas transações, algo que nenhum investidor deseja.

O que considerar ao escolher uma corretora de valores?

Quando você procura uma corretora de valores, alguns pontos precisam ser considerados.

Um deles é o rol de produtos e serviços que são oferecidos. Isso é importante, pois quanto maior o número de produtos, maiores são as suas oportunidades de diversificar a sua carteira de investimentos.

Outro ponto que você deve observar é o atendimento prestado pela corretora. Ele é ágil? É confiável? A corretora oferece várias opções de contato? Existe um corretor disponível para te auxiliar?

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By djoronimo

Estas são apenas algumas perguntas que devem ser respondidas quando você escolhe uma corretora.

No quesito atendimento, a XP Investimentos é um grande destaque, pois conta com vários canais em que você consegue um atendimento especializado e pronto para sanar todas as suas dúvidas.

Por fim, outro ponto que podemos destacar diz respeito à plataforma da corretora. Isso é importante, pois é por meio dessa plataforma que você irá realizar todas as transações envolvendo o seu dinheiro.

Por isso, a plataforma da corretora deve ser simples e fácil de usar, como é a da XP Investimentos.

Além disso, para quem opera no mercado de renda variável, também é importante verificar se a corretora oferece um serviço de Home Broker e como ele funciona.

Na XP Investimentos, além do Home Broker tradicional, disponível para navegadores web, você também conta com uma ferramenta profissional chamada XP Pro e com a praticidade do aplicativo XP para dispositivos móveis.

Existem taxas para quem investe em renda fixa na XP?

Algumas corretoras podem cobrar taxas de seus clientes para investir em renda fixa, no entanto, na XP Investimentos, produtos como CDB, LCI, LCA, CRI e CRA são totalmente isentos de taxas.

Na prática, isso significa retornos melhores para o investidor, que não precisará pagar nada para a XP no momento de fazer seus aportes ou de resgatar o dinheiro investido.

A XP também conta com taxa zero para quem investe no Tesouro Direto, no entanto, vale lembrar que a BM&FBovespa cobra uma taxa de custódia de 0,25% ao ano sobre o valor investido.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By stevanovicigor

Quais as taxas para investir em renda variável pela XP?

Como falamos, anteriormente, o seguimento de renda variável possui alguns custos operacionais que são cobrados do investidor por meio da taxa de corretagem.

Essa taxa varia de acordo com o tipo de operação feita e o seu valor. Nesse sentido, existem custos diferentes para quem investe no chamado day trade (quando as operações são encerradas no mesmo dia) ou no swing trade (quando as operações abrem e fecham em dias diferentes).

Para consultar a lista completa de custos operacionais, recomendamos que você visite diretamente a página da XP Investimentos, pois esses valores podem mudar com o passar do tempo.

Vale lembrar que a XP Investimentos possui como um de seus diferenciais os pacotes de corretagem, que são uma ótima alternativa para quem deseja operar na Bolsa de Valores e economizar com as taxas de corretagem.

Os pacotes têm validade de 30 dias e podem conter de cinco a mil operações. Assim, quanto maior esse número, menor será o valor que você irá pagar a cada ordem de compra ou venda feita na Bolsa de Valores.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Vantagens de se investir com a XP Investimentos

Investir é sempre a melhor opção para quem deseja garantir sua estabilidade financeira e, para isso, é importante contar com uma instituição séria para fazer a gestão do seu patrimônio.

Ao longo deste artigo, você pôde perceber o quanto é importante observar as taxas cobradas pelas corretoras de valores para não perder rentabilidade em seus investimentos.

Pensando em seu compromisso de oferecer o melhor aos seus clientes, a XP Investimentos adotou recentemente uma política de taxa zero.

Assim, quando você investe pela XP, não paga taxas que são comuns em outras corretoras, como:

  • TED para retiradas;
  • Custódia em renda fixa;
  • Custódia na Bolsa de Valores;
  • Custódia de COE; e
  • Custódia do Tesouro Direto.

Além disso, na XP Investimentos você também fica isento das taxas de carregamento, normalmente cobradas de quem investe na previdência privada.

Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By stevanovicigor

Como faço para abrir uma conta na XP Investimentos?

Abrir uma conta na XP Investimentos é muito simples e requer apenas alguns minutos do seu dia.

O primeiro passo é acessar a página da XP Investimentos e clicar no botão “Abra sua conta”.

Em seguida, você deve preencher os dados pessoais exigidos para a abertura de conta, tais como o número do seu CPF, RG, endereço, e-mail e data de nascimento.

Nos próximos passos serão exigidas mais algumas informações necessárias para finalizar a abertura da conta.

Crédito da imagem: site XP Investimentos.

Assim que sua conta estiver aberta e ativa, basta transferir dinheiro do seu banco para a sua conta na XP Investimentos e começar a realizar os seus investimentos.

Se você tiver alguma dúvida utilize o campo de comentários logo abaixo ou entre em contato com um dos assessores de investimentos da EuQueroInvestir.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.