Quais investimentos são bons em momentos de crise econômica?

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução Steve Buissinne / Pixabay

Em crises como a que vivemos agora, com o coronavírus, Covid-19, fica difícil não se desesperar com os rumos da economia. Mas, o bom investidor sabe aproveitar os momentos, sejam eles bons ou ruins. É possível conseguir investimentos que podem auxiliar na chegada as suas metas.

Tudo depende do quanto você possui e o quanto está disposto a arriscar. O perfil de investidor conta também em momentos difíceis. Selecionamos alguns investimentos bons para conseguir fazer seu dinheiro trabalhar por você, mesmo em períodos de crise, vamos a eles:

Renda fixa

A renda fixa é muito recomendada para reservas de emergências, justamente por oferecer baixíssimos riscos ao investidores. Mas esse tipo de investimento também pode ser oportuno em situações críticas. É necessário buscar investimentos de renda fixa que possam oferecer ganhos além da inflação, mas com custo baixos de administração/manutenção.

Títulos públicos do Tesouro Direto prefixados, Letras de Créditos (LCI e LCA) e títulos privados (CBD) são algumas das opções. Tudo vai depender do valor que você deseja investir, a partir de R$ 30 há o tesouro direto, por R$ 500 existem algumas opções de CBD etc. Mas, fuja dos fundos de renda fixa com taxas altas de administração. Esse tipo de investimento pode acabar custando caro.

Imóveis

Nos momentos de crise, muitas pessoas acabam precisando vender seus imóveis para conseguir algum rendimento. Esse momento é bom para quem se planejou e deixou um valor guardado para o tão sonhado imóvel. Há muitos fatores para serem levados em conta, mas para quem possui as condições é a situação perfeita para adquirir um imóvel abaixo do preço com potencial de mercado.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Dependendo das suas metas e de seu perfil, talvez esse seja o momento de pensar em investimentos para ganhar dinheiro com imóveis, aluguel ou fundos imobiliários.

Ações

São em momentos de crises, que os investidores de ações conseguem comprar ativos diferenciados para agregar sua carteira. Principalmente de grandes empresas, por isso esse é o momento para focar em empresas sólidas. As quais possuam baixo nível de endividamento.

Os bancos podem trazer retornos interessantes nos investimentos, também neste período. Tenha em mente que esse é o momento de aproveitar para comprar ações que normalmente estariam altas demais para você adquirir. Mas, não invista em grandes quantidades, períodos de crise pedem também um pouco de cautela. Analise sua situação primeiro.

*Fontes utilizadas para o texto: Dinheirama, Exame, Bússola do Investidor e Blog da Rico.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374