Quais as vantagens em investir em corretora de valores?

Luca Tavormina
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: mindandi / Freepik

Nesse texto você encontrará as vantagens que o investidor encontra utilizando uma corretoras de valores no lugar de investir em bancos comerciais

“Quais as vantagens de investir em corretoras?” No meu dia a dia profissional é bem comum as pessoas começarem a nossa conversa com essa pergunta.

Se você está lendo esse texto, provável que você também esteja pesquisando sobre “como investir melhor?” então, em algum momento da sua busca, você chegará nessa questão. Vamos entender então o porquê, por exemplo, nos EUA cerca de 95% dos investidores utilizam essa instituição financeira, a corretora de valores mobiliários digo, para aplicar os próprios recursos.

Mas primeiro vamos entender juntos o que é uma corretora de valores mobiliários.

O que é uma corretora de valores mobiliários?

A lei diz que “as Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVMs)…são instituições financeiras que tem como atividade principal, ou acessória, a intermediação de operações nos mercados regulamentados de valores mobiliários, como é o caso dos mercados de bolsa e de balcão (organizado ou não).”

Mas o que isso significa?

Com a tecnologia que possuímos hoje em dia, a instrução 505 da CVM se transforma em uma série de plataformas online onde, após abrir uma conta, parecido com o que acontece com os bancos digitais, o investidor pode encontrar e comparar diferentes oportunidades de investimentos das mais conservadoras até as mais arrojadas.

Na prática, quando um cliente de uma corretora resolve investir o próprio dinheiro, ele entra no site da corretora, acessa a própria conta e, a partir daí ele navega. Por exemplo, entre títulos de renda fixa de emissão bancária, comparando CDBs de vários bancos, cada um deles com as próprias especificidades de prazo e rendimento. Ou comparar o rendimento histórico de diferentes fundos de investimentos. Da mesma maneira o investidor pode ainda acessar ao homebroker e mergulhar na bolsa de valores.

Quando ele encontrar o investimento adequado ao próprio perfil e as necessidades, só a pessoa ter saldo suficiente na conta da corretora – se transfere dinheiro por meio de TED da própria conta bancária para a conta de mesma titularidade na corretora – e, ao clicar no botão de confirmação, o investimento está feito.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Após registrar a operação (dependendo do investimento não acontece no momento da confirmação), o papel da corretora é apenas de custódia. A relação de investimento é a partir desse momento direto entre o investidor e o emissor do título. É tão verdade isso que se a pessoa não gostar dos serviços da corretora que está usando, pode tranquilamente abrir conta em outra e transferir a custódia dos próprios investimentos para essa nova.

Quais as vantagens de investir com uma corretora?

Essa necessidade de oferecer uma experiência de uso cada vez melhor para o cliente  inclusive que fez com que a maioria das corretoras desenvolvesse até aplicativo para celulares assim que o cliente possa acompanhar a própria carteira de investimentos literalmente na palma da mão!

Agora, que entendemos um pouco mais sobre como funciona, vou finalmente responder a pergunta “quais as vantagens em investir com corretora”. Na minha opinião elas são principalmente quatro.

Transparência e segurança

Acessando a própria conta, o cliente da corretora tem acesso direto a gama inteira de oportunidade de investimento sem precisar da intervenção de um terceiro ou de um determinado saldo na conta para visualizar alguma oportunidade “escondida”. Sem contar que cada ativo tem todas as informações que a lei obriga ter, sem “asteriscos escondidos” ou prometendo retornos milagrosos.Vale lembrar inclusive o Banco Central e a CVM monitoram de perto o trabalho das corretoras justamente para deixar o investidor o mais protegido e seguro possível.

Essa transparência em visualizar as oportunidades vale também quando falamos da carteira de investimentos. Todas as corretoras utilizam “painéis de controle” bem claros onde o cliente consegue, só “bater o olho” e, entender o andamento dos próprios investimentos.

Outro ponto importante que vale ressaltar, é que quando o cliente da corretora vai a abrir a conta, ele a vincula a sua conta bancária fazendo. Isso faz com que quando ele for sacar os próprios recursos que estão no saldo da corretora – após o vencimento de um título de renda fixa por exemplo- ele pode facilmente transferir esse dinheiro para a sua conta bancária e voltar a dispor dele.

Melhores rendimentos

“A concorrência gera benefícios para os clientes”. Essa frase vale mais ainda no caso das corretoras.

A possibilidade que o cliente tem para comparar de forma fácil as várias oportunidades de investimentos faz com que os emissores dos títulos, que queiram entrar na plataforma e obviamente se destacarem, necessariamente ofereçam condições cada vez mais favoráveis para o cliente.

Sem contar que as corretoras, buscando aumentar o leque de ofertas de investimentos, permitiram que o grande público tenha acesso, hoje em dia, a oportunidades que antes somente investidores com capitais maiores ou com maior conhecimento de mercado tinham acessos.

 Isenção de taxas e tarifas

A diferença do que acontece com os bancos mais “tradicionais”, abrir conta em corretora assim como a manutenção dela são gratuitos.

Qual o trabalho de um Agente Autônomo de Investimentos?

Para garantir que os clientes das corretoras sempre fiquem a par das melhores oportunidades do mercado e tenham um acompanhamento personalizado, a CVM regulamentou o trabalho do Agente Autônomo de Investimento:

Agente Autônomo de Investimentos é a pessoa natural que atua na: prospecção e captação de clientes, na recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis; e prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.

O nosso trabalho – sim, eu sou um Agente Autônomo de Investimento ndr –, é depois de nos vincularmos de forma exclusiva a uma corretora, acharmos clientes (como qualquer outro negócio obviamente!) que comecem a investir por meio da corretora a qual nos vinculamos.

Vale ressaltar, a importância de reforçar o 2º coma desse trecho da instrução da CVM, onde fala de recepção e registro de ordens já que o nosso trabalho é deixar o investidor sempre a par das melhores oportunidades de investimento com a prestação de informações sobre os produtos oferecidos, mas é o investidor que decide onde investir e quais riscos correr.

Porque investir com acompanhamento profissional é tão importante?

Estamos aqui para ajudar os clientes: acompanhar de forma ativa a carteira de investimentos deles, mantê-los atualizados sobre tudo que acontece no cenário econômico e político nacional e internacional. Por isso, é importante explicar o que cada ativo financeiro traz de retorno e quais os riscos envolvidos mas nunca nos substituímos a eles nas decisões de investimento.

Ah, quase esqueci…o nosso trabalho é gratuito. Aliás, como fala a instrução 497 da CVM, é proibido receber de clientes ou em nome de clientes, ou a eles entregar, por qualquer razão. Inclusive, a título de remuneração pela prestação de quaisquer serviços, numerário, títulos ou valores mobiliários ou outros ativos. “Traduzido” para um português mais coloquial, somos proibidos, pena recebermos uma multa salgadíssima, de receber dinheiro do cliente pela prestação dos nossos serviços.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

 

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.