Quais ações comprar para reabertura econômica

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Reprodução/FGV

Se há uma pergunta na cabeça de todo investidor no momento, ela seria: quais ações comprar para aproveitar a reabertura econômica?

Neste sentido, o BTG (BPAC11) definiu uma carteira de ações recomendada exatamente para essa finalidade.

Acesse esse material especial para avaliar resultados, performance e dividendos dos melhores FIIs no mercado.

De acordo com um relatório distribuido pelo banco, os setores que tiveram instabilidade com as restrições causadas pela pandemia de Covid-19 são os que se favorecem mais com a recuperação em “V” da economia.

A tese central da escolha do BTG Pactual vem do processo de aceleração da campanha de vacinação do Brasil, aumento da mobilidade e força na demanda doméstica, que vem surpreendendo positivamente.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

Sobre a vacinação, a média móvel de aplicação de doses diárias tem evoluído positivamente. Com o cronograma de entrega de doses para os próximos meses, a expectativa é de tendência positiva. Além disso, dados recentes de alta frequência já demonstram números fortes para mobilidade e consumo.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

Conforme o relatório, em países com vacinação avançada, os principais índices de ações reagiram fortemente. Nos EUA, ações de empresas ligadas à reabertura tiveram desempenho bem acima do índice durante o período de aceleração da vacinação e anúncios de reabertura.

Conheça agora as apostas do BTG (BPAC11):

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.

Aliansce Sonae (ALSO3)

Análise Fundamentalista

Bom posicionamento de seus shoppings, ponto positivo para seus lojistas. Além disso, manutenção de uma boa taxa de ocupação durante todo esse período, com valor de 95,2% no 1T21 contra 95,7% no 1T20.

Riscos

A princípio, há possibilidade de deterioração do cenário macro, maior concentração do varejo, que aumentaria o poder de barganha dos lojistas e reduziria o valor médio do aluguel por m².

Recomendação

Recomendação de Compra. Ação está negociando a 12,5x P/FFO 2022E vs. 14x para BR Malls, 15,6x para Iguatemi e 18,5x para Multiplan. TIR real de Aliansce é de 8% vs em torno de 6% para as outras empresas (MULT, IGTA e BRML).

Lojas Renner (LREN3)

Análise Fundamentalista

A empresa está com 100% das lojas abertas. Os canais offline e online devem crescer no 2T21 vs. 2T19, com recuperação das margens após um cenário desafiador em 2020. A Renner está bem posicionada para ganhar participação de mercado nos próximos anos no fragmentado segmento de vestuário brasileiro, e
destacamos os seguintes fatores:

  1. Sua estrutura de ponta na cadeia de suprimentos;
  2. Execução premium;
  3. Iniciativas omnichannel, que sustentam nossa visão positiva de longo prazo sobre o nome.

Riscos

Atraso na campanha de vacinação, atrasando a reabertura de lojas físicas e pressionado o lado da demanda. O desemprego e menor renda disponível e menor auxílio emergencial.

Recomendação

O BTG Pactual tem a recomendação de Compra para o papel. Negociando a um P/E de 21,6x para 2022E (vs. P/E histórico dos últimos 3 anos de 26,7x). E um EV/EBITDAde 14,2x para 2021Ee 11,4x 2022E.

Arezzo (ARZZ3)

Análise Fundamentalista

A tese positiva reflete: expansão resiliente do mercado doméstico (ajudado pelo e-commerce e crescimento multicanal nos próximos anos) e uma potencial retomada do consumo pelas classes de renda mais alta em 2021.

Novas marcas como a Vans e a Reserva e resultados mais saudáveis na operação nos Estados Unidos, principalmente com base nos canais de atacado e e-commerce. O valuation é justificado por perspectivas de crescimento mais fortes (CAGR de LPA de 18% até 2025).

Riscos

Atraso na campanha de vacinação, atrasando a reabertura de lojas físicas e pressionado o lado da demanda. Desemprego e menor renda disponível,  menor auxílio emergencial. Além disso, o aumento dos preços das matérias-primas podem ter um impacto adverso nos resultados.

Os riscos específicos da empresa incluem o risco de moda e o risco de execução relacionado ao plano de abertura de lojas.

Recomendação

A recomendação é de Compra para o papel. O Valuation (41x P/E 2022E) é justificado por perspectivas de crescimento mais fortes (CAGR de LPA de 18% até 2025), vindo de iniciativas orgânicas e M&A.

Fundos de ações: você sabe diferenciar todos os tipos?

BR Distribuidora (BRDT3)

Análise Fundamentalista

Boa exposição à tese de reabertura à medida que as medidas de distância social diminuem, mobilidade aumenta, e as estimativas de PIB são revisadas positivamente. Em resumo, uma combinação de crescimento de alta qualidade, um valuation atraente e oportunidades de alta para nossas estimativas.

O BTG acredita que a relação da Petrobras (PETR3) com a BR Distribuidora ainda pesa na percepção de risco da distribuidora de combustível. A oferta deve significar o último capítulo antes que a BRDT possa ser considerada totalmente independente, em nossa opinião.

A visão é a BRDT sendo negociada a valuations que acreditamos mais do que acomodar os novos riscos do negócio de distribuição de combustível.

Riscos

Atraso na campanha de vacinação e na reabertura. A atividade do PIB mais fraca pode afetar as vendas de combustível e os esforços da empresa para aumentar os volumes e as margens. Por fim, decisões desfavoráveis em disputas legais fora do balanço podem prejudicar os resultados da empresa.

Recomendação

A recomendação é de Compra para o papel. Valuation atraente (15,2x P/E 2022E, desconto de 20% quando comparado a Ultrapar) e oportunidades de revisão positiva para nossas estimativas.

Lojas Americanas (LAME3)

Análise Fundamentalista

Além da tese de reabertura para o setor de varejo e para a empresa, levando ao aumento do tráfego em sua base de lojas, a Lojas Americanas e a B2W anunciaram a proposta de estrutura de combinação de negócios das duas empresas, o que deve resultar em apropriação de sinergias interessantes para a nova empresa.

Embora o negócio deva desbloquear valor, com a AMER sendo vista como um player multicanal, atualmente vemos assimetria especialmente no desconto de holding em LAME3, que atualmente está em 34%.

Riscos

Atraso na campanha de vacinação; desemprego e menor renda; menor auxílio emergencial; integração das operações com a B2W.

Recomendação

A recomendação do BTG é de Compra no papel e o destaque é para uma assimetria no desconto de holding visto no papel.

IMC (MEAL3)

Análise Fundamentalista

A IMC é uma empresa de restaurantes que atua em 4 países, nos segmentos de aeroportos, rodovias e shoppings. Dona das marcas Frango Assado e Pizza Hut no Brasil, o fluxo de pessoas é um de seus principais pilares de receita. Por isso, vemos o processo de reabertura como um gatilho importante para o preço de suas ações.

Outro ponto importante que deverá impulsionar seu resultado no curto prazo é sua operação nos EUA que, no 2º Tri e 3º Tri de cada ano, estão em período de férias de verão – melhor momento do ano para seus restaurantes Margaritaville e LandShark.

Riscos

Reincidência de ondas de COVID e novos impactos de restrição de mobilidade e execução das curvas de vendas e evolução de margens de Pizza Hut e KFC.

Recomendação

A recomendação é de compra para o papel com valuation baseado em fluxo de caixa descontado.

Anima (ANIM3)

Análise Fundamentalista

A tese de investimento se baseia na retomada da graduação presencial com a aceleração da campanha de vacinação. Além disso, sinergias com a aquisição da Laureate, assim como cursos presenciais de maior qualidade com ticket médio mais elevado e novas fusões e aquisições.

Riscos

Captação fraca no segundo semestre, lenta recuperação das taxas de evasão na graduação presencial e aumento da inadimplência.

Recomendação

A recomendação é de compra. A expectativa é de ANIM3 negociando a 16,6x P/E 2022E, descontada versus Yduqs (18x P/E 2022E).

Hapvida (HAPV3)

Análise Fundamentalista

A tese é investimento se baseia na redução da sinistralidade com a aceleração da campanha de vacinação, novas fusões e aquisições. E, por fim, sinergias da fusão com o Grupo NotreDame Intermédica não estão no preço.

Riscos

Terceira onda de COVID-19 e deterioração da sinistralidade.

Recomendação

A recomendação é de compra para Hapvida. A visão é da ação negociando a 42,9 P/E 2022E, descontada quando comparada a Rede D’or (46x P/E 2022E).

Gol (GOLL4)

Análise Fundamentalista

A tese de investimento deriva retomada do tráfego aéreo com a aceleração da campanha de vacinação; e menor pressão de custos com a valorização do real frente ao dólar.

Riscos

Terceira onda de COVID-19; valorização do dólar com eventual piora do cenário político e fiscal brasileiro,  retomada mais lenta do tráfego aéreo no pós-pandemia, com maior risco para o tráfego corporativo. E aumento do preço do petróleo.

Recomendação

A recomendação é de compra baseado em múltiplo justo EV/EBITDAR. A expectativa é o papel negociando a 6,6x EV/EBITDA 2022E, descontado vs. Azul com 8,0x EV/EBITDA 2022E e Latam com 7,9x EV/EBITDA 2022E.

Track & Field (TFCO4)

Análise Fundamentalista

Com um portfólio robusto de franquias, segundo o BTG, a Track & Field se coloca como uma das principais marcas esportivas no Brasil.

Diante de um mercado endereçável mais selecionado e voltado para o público de alta renda, ela possui uma linha de receita bastante resiliente e com um potencial de resposta bastante acelerado com a reabertura de shoppings e retomada do fluxo de pessoas.

Somado a isso, seu faturamento via meio online também vem mostrando um desempenho muito forte, tornando a companhia uma ótima forma de exposição ao momento de reabertura atual.

Riscos

Atraso na campanha de vacinação, atrasando a reabertura de lojas físicas e pressionado o lado da demanda, além de desemprego e menor renda disponível.

Recomendação

O rating é de Compra para o papel. Negociando a um P/E de 34,4x para 2021E e 21,4x para 2022E, desconto aos veículos de varejo de alto crescimento e qualidade.

Fonte: BTG

Quer saber mais como investir no mercado de ações? Preencha o formulário abaixo que um assessor de investimentos irá entrar em contato.