Acordo China-EUA na fase 1 pode valorizar o yuan, moeda chinesa

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reuters / Jason Lee

A valorização do yuan, moeda oficial da China reflete as recentes notícias sobre o acordo comercial esperado na primeira fase, com os EUA. Em que o yuan se fortaleceu, em uma alta passando de 6,9 por dólar. Na segunda-feira (27), deverá ser assinado a segunda fase do acordo.

Em entrevista ao Global Times,  Zhao Xijun, vice-presidente da Escola de Finanças da Universidade Renmin da China comentou sobre a valorização do yuan: “As notícias são um dos impulsionadores da recente tendência mais forte do yuan. Mas o comércio em si não é suficiente para afetar a tendência do yuan. Pois há muitos fatores que influenciam as taxas de câmbio, incluindo investimento financeiro e comércio”.

De acordo com Xijun, as notícias sobre o acordo são um dos fatores positivos de curto prazo na taxa de câmbio. A longo prazo, tudo vai depender de como os dois lados vão executar o acordo, além das políticas financeiras em cada país. Quando os Estados Unidos iniciaram o conflito comercial com a China, o yuan ficou flutuando entre as negociações.

Mas agora, a Goldman Sachs, um grupo financeiro multinacional, já recomendou em nota que os investidores vendam o peso das Filipinas contra o yuan. Já que é possível se beneficiar da valorização, à medida que China e EUA chegam próximo ao acordo de primeira fase, segundo a Bloomberg.

Alcançando planos com a valorização do yuan

A China estabeleceu como prioridade a economia do país, para ser trabalhada em 2020. Junto ao acordo comercial, o sentimento é de confiança aos investidores, resultando em grandes expectativas, segundo Zhao. O acordo entre os dois países acabou ajudando a China a atingir uma de suas metas. Em que foi aumentado o uso do yuan no comércio internacional. E, também nas transações financeiras, conforme informação do Global Times.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Com o acordo, o comércio acaba por contribuir mais para a internacionalização da moeda chinesa. Mas, segundo a visão dos chineses ainda há um longo caminho a ser percorrido no setor financeiro.