Projeto que prorroga desoneração de 17 setores pauta jornais nesta quinta

Osni Alves
Jornalista desde 2007. Passou por redações e empresas de comunicação em SC, RJ e MG. E-mail: oalvesj@gmail.com.

Um dos assuntos que deve mexer com os mercados nesta quinta-feira (18) diz respeito ao projeto que prorroga desoneração da folha de 17 setores, aprovado na Câmara.

De acordo com o Estadão, o texto segue agora para a análise do Senado e, a pedido do governo, o relator Marcelo Freitas diminuiu a extensão do benefício de cinco para dois anos.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Inflação e grandes bancos

Já o Valor Econômico informa que a alta de 23,2% em importados pressiona a taxa de inflação. Isso porque os preços em dólar das importações subiram com força nos últimos meses, reflexo de gargalos logísticos e de produção que persistem no cenário global.

Também traz outra notícia importante: o mercado muda e grandes bancos reduzem participação no crédito.

Acontece que há cinco anos, os cinco maiores bancos do país respondiam juntos por 70,4% do mercado de crédito brasileiro. No fim do primeiro semestre deste ano, essa participação havia recuado para 67,7% do total, de acordo com os dados do Banco Central.

Reajuste para servidores

Já a Folha elenca que o reajuste de servidor tiraria verba de emendas, visto que membros do Congresso que discutem o orçamento dizem que, se o governo insistir num amplo reajuste de servidores, a verba para emendas e outras promessas de Bolsonaro na área social deverão ser cortadas.