Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Profissionais brasileiros de TI se mudam para exterior buscando mais qualidade de vida

Profissionais brasileiros de TI se mudam para exterior buscando mais qualidade de vida

Serviços públicos de qualidade, segurança e polos de tecnologia de ponta são atrativos para que profissionais de Tecnologia da Informação (TI) troquem o Brasil por países como EUA, Suécia e Alemanha. De acordo com reportagem do site Correio do Povo, a escolha tem sido feita por jovens profissionais desde 2014, que sem sempre consideram somente o  salário em moeda estrangeira.

Na matéria, números apontam que vistos para brasileiros trabalharem em TI passou de 15, em 2014, para 126 neste ano. A Alemanha concedeu 2.851 vistos de trabalho a brasileiros em 2018, ante 904 em 2014.

Uma pesquisa do Boston Consulting Group,afirma que os EUA ainda são o destino preferido de brasileiros que trabalham com TI. De 131 profissionais ouvidos pela consultoria aqui, 63% afirmaram estar dispostos a se mudar para o país. Canadá, Portugal e Alemanha aparecem em seguida.

Todavia, países europeus podem oferecer mais facilidades, como visto de trabalho para o cônjuge. Assim, essas empresas estrangeiras atraem brasileiros com passagens, casa e ajuda com visto.

TI brasileiro

“Nunca tinha pensado na Polônia. Mas a empresa me encontrou  descobri que, enquanto a Alemanha concentra mais startups, a Polônia tem empresas mais robustas. Isso me deu segurança para mudar. Quando cheguei aqui, tinha como saber quem eram quase todos os brasileiros. Agora, não dá mais. O grupo no WhatsApp de brasileiros de TI em Cracóvia tem 207 pessoas”, disse o  engenheiro de software Lucas Albuquerque, de 27 anos, que vive na Polônia há dois anos.

Publicidade
Publicidade

A pesquisa apontou ainda que os altos índices de violência, a falta de serviços públicos de qualidade e a dificuldade para desenvolver tecnologias de ponta estão entre os fatores que têm levado os brasileiros de TI a deixar o País.

Na Suécia, por exemplo, o número de vistos concedidos para brasileiros passou de 15 em 2014 para 126 no acumulado deste ano. Do total dos novos vistos em 2014, 19% eram para profissionais de TI. Hoje, esse número chega a 36%.

Um dos destinos mais procurados, a Alemanha deu 2.851 vistos de trabalho para brasileiros no ano passado. Em 2014 foram 904. A embaixada alemã no Brasil não segmenta esse dado por área, mas calcula que, em 2018, 1,5 mil brasileiros trabalhavam com ciência e tecnologia no país.