Professor Vicente Falconi: A história de um dos maiores consultores em gestão do Brasil

Recentemente, aqui na EuQueroInvestir, falamos sobre alguns investidores de sucesso como Warren Buffett e Jorge Paulo Lemann. Se você ainda não leu esses textos, recomendamos fortemente a leitura, pois ambos são fontes de inspiração para os maiores empreendedores do mundo.

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.

E por falar em empreendedorismo, o texto de hoje será dedicado a um dos maiores nomes da gestão empresarial no Brasil: Vicente Falconi.

O professor Vicente Falconi é especialista em gestão empresarial e, também, o fundador da mais importante empresa do ramo, a Falconi – Consultores de Resultados.

Sua trajetória serve de inspiração para milhares de empreendedores, que almejam alcançar o sucesso e ter resultados excepcionais em seus negócios.

Ao longo de sua história, Falconi já atuou em algumas das maiores empresas do Brasil, ajudando-as a crescer ainda mais. Toda essa trajetória de sucesso se tornou um livro, do qual falaremos ao longo deste artigo.

Continue a leitura se você quer conhecer um pouco mais sobre Vicente Falconi e a história de um dos maiores consultores de gestão no Brasil.

Quem é Vicente Falconi

Vicente Falconi nasceu em 1940, em Niterói, no Rio de Janeiro. Mudou-se para Minas Gerais para cursar Engenharia e se formou em 1963 pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Crédito da imagem: Germano Lüders/Exame.

Entre 1964 e 1992, foi professor na mesma instituição em que cursou a sua graduação. Ele também se pós-graduou em sua área pela Colorado School of Mines, dos Estados Unidos.

Durante esse período, Falconi recebeu a honra de ser condecorado professor emérito da Faculdade de Engenharia da UFMG

Além de atuar como professor, Falconi também fez parte da chamada Union of Japanese Scientists and Engineer (JUSE), grupo formado ainda no ano de 1946 e que tinha o objetivo de promover estudos para o desenvolvimento tecnológico e cultural.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Foi trabalhando com os japoneses que o professor Vicente Falconi aprendeu e desenvolveu boas técnicas que seriam aplicadas em suas consultorias no futuro.

Ao longo de sua história, Falconi também foi um dos sócios fundadores do antigo Instituto de Desenvolvimento Gerencial, uma das mais relevantes empresas de consultoria empresarial à época e que, algum tempo depois, passaria a se chamar “Falconi – Consultores de Resultados”.

Como consultor, Falconi atuou em cerca de 80 das 100 maiores empresas brasileiras, dentre as quais podemos destacar a Ambev, a Gerdau e a Sadia. Em algumas delas, inclusive, ele ainda faz parte do grupo de conselheiros.

Vicente Falconi acumula uma série de reconhecimentos e honrarias recebidas de autoridades federais, estaduais e municipais.

Há alguns anos, ele foi reconhecido como uma das “vozes do século XXI” pela American Society for Quality.

O Governo Federal concedeu a Falconi algumas das mais importantes medalhas que pode conceder: a Medalha Rio Branco e a Medalha do Conhecimento. Os governos do Estado de Minas Gerais de do município de Belo Horizonte também lhe concederam reconhecimentos.

Hoje, Falconi ainda atua na área de consultoria empresarial e tem seis livros publicados, dos quais falaremos a seguir.

Livros de Vicente Falconi

Uma das principais contribuições para a gestão empresarial brasileira são os livros publicados pelo professor Vicente Falconi.

Além de serem bastante utilizados como bibliografia nos principais cursos de gestão das faculdades brasileiras, eles são uma leitura obrigatória para empreendedores que desejam melhorar a gestão de seus negócios.

São eles:

  • O Verdadeiro Poder – Práticas de Gestão que Conduzem a Resultados Revolucionários;
  • Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia;
  • Qualidade Total – Padronização de Empresas;
  • TQC – Controle da Qualidade Total;
  • O Valor dos R.H. na Era do Conhecimento; e
  • Gerenciamento pelas Diretrizes.

Falconi – Consultores de Resultados

Não podemos falar sobre a história de Vicente Falconi sem dar destaque a sua empresa de consultoria.

Crédito da imagem: FIEPI.

A Falconi – Consultores de Resultados está há mais de 30 anos atuando no mercado brasileiro e já é considerada a consultoria líder em gestão no país.

Para que você tenha uma ideia da dimensão dessa empresa, ela conta com cerca de 600 consultores especialistas em implementação das melhores práticas em gestão e já realizou mais de seis mil projetos na área.

Além disso, ela conta com escritórios no Brasil, nos EUA e no México, além de ter atuação em mais de 30 países dos cinco continentes.

A empresa também possui como uma de suas ramificações a Falconi Editora, que já publicou 35 livros sobre gestão empresarial que, se somados, já contabilizam mais de um milhão de exemplares vendidos.

Por fim, vale destacar que a Falconi – Consultores de Resultados, também já treinou mais de 500 mil gestores no Brasil e no mundo.

Números impressionantes, não é mesmo? Mas essa história não para por aí. A empresa lançou em 2018 uma nova marca e está se reinventando para enfrentar os desafios que o futuro reserva.

As principais lições de Vicente Falconi

A vasta experiência de Vicente Falconi em gestão empresarial ajudou e ajuda milhares de gestores a tomar as melhores decisões em suas empresas.

Entre os principais ensinamentos trazidos por esse grande mestre da gestão empresarial está o de que não há gerenciamento sem dados. Ou seja, para Falconi, não há gerenciamento sem haver uma profunda análise dos dados e indicadores de desempenho da empresa.

Para ele, as tomadas de decisões de uma empresa não podem ser feitas com base em “achismos”, mas em dados concretos.

Outro ensinamento de Falconi diz respeito às metas que cada gestor deve estabelecer para a sua empresa ou departamento. Para ele, os gestores devem estabelecer metas enxutas e objetivas, sendo que elas não devem ultrapassar o número de cinco.

Crédito da imagem: Istoé Dinheiro.

Entre as metas que devem ser priorizadas estão aquelas ligadas ao financeiro da empresa, tais como rentabilidade, lucratividade e faturamento. Além disso, também devem ser tratadas com afinco as metas que estão ligadas ao crescimento e à estabilidade da empresa em seu mercado.

Falconi também diz que para uma empresa crescer de forma saudável no mercado é necessário ter uma gestão que busque sempre a solução de problemas. Para ele, as empresas precisam trabalhar de modo a implementar a melhoria contínua em seus processos de trabalho.

Isso evita que as pessoas se acomodem em uma “zona de conforto”, o que poderia reduzir o ritmo de crescimento da organização.

Outro ponto que Falconi destaca em sua consultoria diz respeito à rotatividade do pessoal de uma empresa, o chamado “turnover”.

Para ele, uma empresa com uma rotatividade de muito alta está, na realidade, “doente” e precisa ser “curada”.

Ao contrário do que muitos pensam, para Falconi, a redução do turnover de uma empresa não acontece apenas aumentando o salário dos funcionários. É preciso investir na valorização do pessoal da empresa e proporcioná-los uma perspectiva de crescimento.

A liderança também é fundamental para o sucesso de uma empresa, segundo Falconi. Segundo o consultor, cerca de 70% do sucesso de uma organização está ligada à capacidade dos gestores, que devem primar pelos resultados, mas sem deixar a sua equipe de lado.

Por fim, Falconi também nos ensina que a inovação nos processos é outro fator crucial para o sucesso de uma organização.

Aquele método que funcionou no passado para resolver um determinado problema pode não ser tão eficaz para resolver um problema atual. Logo, para Falconi, as empresas precisam trabalhar de modo a aperfeiçoar suas técnicas e explorar as novas tecnologias de apoio que forem surgindo.

Livro: Vicente Falconi, o que importa é o resultado

Recentemente, a autora Cristiane Correa, autora de “Sonho Grande”, publicou um livro em que conta a biografia de Vicente Falcone.

Trata-se de “Vicente Falconi: o que importa é o resultado”, publicado pela Editora Primeira Pessoa.

O livro conta em detalhes a história de sucesso de Falconi, além de sintetizar alguns dos principais ensinamentos desse que é considerado um líder para muitos líderes em todo o mundo.

Se você se interessa por essa área, ou mesmo atua em algum cargo de liderança, a leitura dessa obra é mais do que recomendada, pois nela você irá conhecer as principais orientações de gestão acumuladas nos mais de 30 anos de experiência de Falconi.

Crédito da imagem: Último Segundo – IG.

Considerações finais

Ao longo deste artigo pudemos perceber o quanto o professor Vicente Falconi foi importante para o desenvolvimento das principais empresas brasileiras.

Entre os principais adeptos dos ensinamentos de Falconi está nada menos que Marcel Teles, um dos sócios da 3G Capital, juntamente com Jorge Paulo Lemann, um dos maiores investidores do Brasil e considerado um dos homens mais ricos do mundo.

Esperamos que você tenha se inspirado com essa história e que possa começar a implementar algumas dessas ideias de gestão em seu negócio ou até mesmo em sua vida.

Para receber mais conteúdos como esse em primeira mão, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter ao final dessa página. Aproveite e siga a EuQueroInvestir nas redes sociais como o Facebook e o Instagram.

Para finalizar, deixamos aqui uma recomendação de curso para você que tem fome de conhecimento. Que tal fazer um curso gratuito sobre investimentos com aulas rápidas e certificado de participação ao final?

Conheça o curso Jornada do Investidor, aqui da EuQueroInvestir:

Para se inscrever, clique neste link ou no banner que está em nossa página.

Até a próxima!