Produção industrial tem queda pelo 3º mês seguido e pior julho dos últimos anos

Queda foi de 0,3% em relação a junho. No ano, baixa acumulada chega a 1,7%

Matheus Leal
Eu Quero InvestirColaborador do
Produção

Crédito: Reprodução

A produção industrial brasileira caiu mais uma vez. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nesta terça-feira (03), a queda foi de 0,3% em relação ao mês passado. Essa é a terceira baixa mensal seguida e o pior resultado de julho desde 2015.

Se a comparação for feita com o mês de junho de 2018, os números ficam ainda piores: queda de 2,5%. No acumulado, o recuo já chega à marca de 1,7%. Segundo o IBGE, a trajetória da indústria é “predominantemente descendente” desde julho de 2018. As maiores quedas são em produtos químicos (-2,6%), bebidas (-4,0%) e produtos alimentícios (-1,0%).

“Se lembrarmos o final de 2008, muito marcado pela crise internacional, a indústria brasileira estava em um patamar muito baixo de produção. Com esse resultado de julho, a gente retroage àquele contexto”, analisou o gerente da pesquisa, André Macedo.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“O que há de diferente deste resultado de julho em relação às quedas de maio e junho é o fato de que o recuo desse mês ficou mais concentrado, com um número maior de atividades crescendo na margem”, completou.

Outros setores, porém, obtiveram altas. São eles: reparação e instalação de máquinas (8,4%), produtos do fumo (6,9%), produtos farmacêuticos (6,5%) e perfumaria e produtos de limpeza (6,3%).

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Quando, onde e quanto investir?

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.