Produção industrial nos EUA sobe 1,1% em novembro

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/iStock Photos

A produção industrial nos EUA subiu 1,1% em novembro, conforme divulgação do Federal Reserve (Fed) nesta terça (17). O número ficou acima do esperado pelos analistas consultados pela Reuters, que previam um aumento de 0,7%.

O aumento de novembro se explica pela recuperação na produção de veículos, com o fim da greve na General Motors. Em outubro, o indicador teve queda de 0,8% devido à paralisação na indústria automotiva.

Excluindo veículos e peças, os índices de produção industrial total e do setor manufatureiro subiram 0,5% e 0,3%, respectivamente.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a soluções customizadas de acordo com seu perfil

Mineração cai

A produção do setor de mineração caiu 0,2%, enquanto a produção nos serviços públicos aumentou 2,9%.

Com 109,7% de sua média de 2012, a produção industrial total foi 0,8% menor em novembro do que no mesmo período de 2018.

A utilização da capacidade do setor industrial aumentou 0,7 ponto percentual em novembro para 77,3%, uma taxa 2,5 pontos percentuais abaixo da média de longo prazo (1972–2018).