Produção de veículos cai 3,9% e vendas diminuem 3,2% em janeiro

Marcia Furlan
Jornalista com mais de 30 anos de experiência. Trabalhou na Editora Abril e Agência Estado, do Grupo Estado, como repórter e editora de Economia, Política, Negócios e Mercado de Capitais. Possui MBA em Mercado de Derivativos pela FIA.

Crédito: Divulgação / Portal Lubes

A produção de veículos no Brasil registrou uma retração de 3,9% em janeiro na comparação com janeiro de 2019. Na comparação com dezembro, houve uma alta de 12,2%. No mês passado, saíram das fábricas 191,4 mil unidades, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os números dizem respeito aos segmentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. O aumento em relação a dezembro era esperado em razão da redução da atividade das fábricas no último mês do ano. O segmento de caminhões, contudo, se destacou positivamente, com uma produção 5,3% maior que em janeiro do ano passado.

Vendas

Com relação às vendas, conforme já divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) essa semana, houve uma queda de 3,2% em relação a janeiro do ano passado, e o volume representa 193,4 mil unidades na soma dos quatro segmentos.

Exportações

A Anfavea também informou que as exportações registraram um recuo de 20% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, com um volume de 20 mil veículos. Sobre dezembro, a redução é ainda maior, de 30,9%.

Postos de trabalho

A indústria encerrou o mês passado com um total de 125.905 empregados, o que representa 3,5% menos que em janeiro do ano passado, apesar de ter aberto 309 novos postos de trabalho no mês.