Produção de petróleo no Brasil registra recorde em agosto

Números divulgados pela ANP registraram aumento de quase 8% em relação a julho e 18,5% em comparação com agosto do ano passado

Matheus Leal
Eu Quero InvestirColaborador do

Crédito: Getty Images

A ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, divulgou os dados da produção referente ao mês de agosto. De acordo com os números, o volume de produção de petróleo subiu 7,7% em relação a julho e foi recorde no Brasil.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Foram 2,989 milhões de barris por dia aproximadamente. Se compararmos com agosto do ano passado, o aumento fica ainda maior: 18,5%. O recorde superado havia sido registrado também em 2019. Em maio, foram produzidos 2,731 milhões de barris por dia.

Somando as produções de petróleo e gás natural, o volume quase atingiu a marca de 4 milhões de barris por dia. Foram aproximadamente 3,828 milhões. Em agosto, 97,5% do gás natural foi aproveitado. No mesmo mês, o mercado recebeu 65,5 milhões de m3 por dia e a queima de gás no país foi de 3,323 milhões de m3/dia. Ou seja, uma redução de mais de 4% em relação a julho. No entanto, um aumento de 6,1% comparando com agosto de 2018.

Nos 110 poços do pré-sal, a produção alcançou 1,928 milhão de barris de petróleo/dia e 79,3 milhões de m3/dia de gás natural. Isso significa aumento de 11,1% comparando ao mês anterior e alta considerável de 41% em comparação ao mesmo mês de 2018. Já a produção do pré-sal correspondeu a 63,4% do total produzido no país.

A produção nacional aconteceu em 7.118 poços. Desses, 676 marítimos e 6.442 terrestres. Os campos operados pela Petrobras produziram 93,2% do petróleo e gás. Os campos de participação exclusiva da Petrobras foram responsáveis por 43% do total da produção.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.