Produção de café pode ter aumento de até 25% este ano

Bruno de Oliveira
null

Crédito: Pixabay

A produção de café deve ficar entre 57,2 milhões e 62 milhões de sacas em 2020, segundo a primeira estimativa para a safra do grão divulgada nesta quinta-feira (16) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os números representam aumento de até 25,8% em relação ao que foi colhido no ano passado.

O levantamento prevê ainda crescimento de 4% da área plantada na comparação com 2019, alcançando 1,9 milhão de hectares.

De acordo com o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Farnese, dados mais precisos só devem ser apresentados em maio, uma vez que os pés de café ainda estão em fase de formação dos grãos.

O ano de 2018 é tido como o de maior produção de café no Brasil, quando as lavouras renderam 61,7 milhões de sacas. Em 2020, os cafezais devem ser impactados por condições climáticas que prejudicaram as plantas durante a floração e, apesar do avanço mostrado pelos números, o setor cafeeiro pode não ter um novo recorde em 2020.

Minas Gerais, considerado o estado que mais produz café no Brasil, deve ter uma safra de até 32 milhões de sacas em 2020, dado que corresponde a 50% de toda a produção do país.

Produção do café arábica

Para 2020, a Conab estima que as plantações devem render entre 43,2 milhões e 45,98 milhões de sacas do café arábica, um aumento que pode chegar a 34% ante o ano passado. A razão para a expectativa é a bienalidade positiva da espécie.

Há dois anos, o Brasil produziu 47,5 milhões de sacas de café arábica. Em 2019, a produção foi menor, de 34,3 milhões de sacas.

Esse tipo de café é o mais consumido no Brasil e representa cerca de 75% de toda a produção nacional do grão.

Produção do café conilon

A safra do conilon deve variar entre 13,95 milhões e 16 milhões de sacas este ano, um recuo de 7,1% no limite inferior ou um aumento de 6,8% no limite superior em relação a 2019.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Em 2018, foram extraídas dos cafezais de conilon 14,2 milhões de sacas. O resultado foi um pouco maior no ano seguinte, chegando a 15 milhões de sacas.

O superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana, explicou que o conilon vem recuperando tanto em área de plantio quanto em produtividade.

Exportações

Segundo o Mapa, o café é um dos principais produtos vendidos para o exterior, principalmente para a Europa. Na relação de itens exportados pelo Brasil, ele ocupa a 5ª colocação. Só no ano passado, 40 milhões de sacas foram vendidas para atender à demanda externa.

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.