Previsão de aumento na inflação de 2019 afeta seus investimentos

Colaborador do Torcedores

Crédito: Imagem: Capitalizo

Segundo o último relatório de mercado efetuado pela Focus, do Banco Central (BC), a previsão das instituições financeiras para a inflação de 2019 subiu. A projeção da inflação foi calculada pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Passou de 3,29% para 3,31%.

Para os anos seguintes a inflação se manteve dentro do esperado, 3,60% em 2020, 3,75% em 2021, e 3,50 em 2022. Foi o que demonstrou o indicador do relatório de mercado do BC.

Toda segunda-feira o relatório Focus do BC resume as estatísticas, baseadas em pesquisas feitas junto às instituições financeiras, e coletadas até a sexta feira que antecede à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções par índices de preços, do mesmo modo que da atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores.

O que é inflação?

Para entendermos como o aumento da inflação impacta os investimentos, precisamos saber o que significa inflação. Ela pode ser definida, em termos gerais, como o aumento dos preços. Ocorre quando a média do crescimento do valor monetário de determinados produtos, ou serviços, aumentam em determinado período. Ou seja, a inflação é quanto o seu dinheiro perde valor ao longo do tempo. No Brasil, um dos fatores que mais influenciam a inflação é a taxa Selic.

Taxa Selic

A Selic é a taxa básica de juros. O Comitê de Política Monetária (COPOM) é responsável por implementar a política monetária. Estabelece também a meta da taxa Selic e analisa o relatório da inflação. Simultaneamente, quando o Copom reduz a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato. Pode favorecer assim a produção e o consumo, além de controlar a inflação.

Quando o Copom aumenta a taxa Selic, os juros crescem, do mesmo modo que encarece o crédito e estimula a poupança.

Como afeta seus investimentos

No primeiro momento a inflação diminui o valor de compra do seu dinheiro. Em seguida, com o aumento do preço de bens e produtos, nosso dinheiro é desvalorizado e o poder de compra, inibido. Para evitar o descontrole da inflação, o Copom faz alteração na taxa Selic. Em decorrência, afeta todos os investimentos em territórios nacionais.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

 

LEIA MAIS:

Ibovespa renova máxima história com bom humor nos mercados

Após eleição, Argentina continua perdendo indústrias

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.