Previdência privada é investimento no futuro: Descubra os benefícios

Juliana Gusmão
null

Crédito: Imagem - (Reprodução - Uol.)

Diante das sucessivas reformas implementadas pelo governo, a melhor opção vem sendo a previdência privada. Além das reformas, o rombo bilionário na previdência se acumula ao passar dos anos. É necessário poupar para o futuro, o valor recebido através do INSS provavelmente não será à renda recebida durante o período ativo de trabalho. Dito isso, é necessário que os jovens comecem a pensar em sua aposentadoria.

De maneira geral, o melhor jeito de ganhar dinheiro após os 65 anos é começando a investir hoje. Independentemente do modo adotado para apostar, e da contribuição mensal. O aumento da expectativa de vida obrigada que as pessoas se planejem mais cedo. Sobretudo, se não nos planejarmos, na fase em que deveríamos descansar, teremos que trabalhar. Assim, vamos tirar suas dúvidas sobre a previdência privada.

Como fazer uma aposentadoria privada

Semelhante ao fundo de investimento, um plano de previdência privada é um investimento a longo prazo. O dinheiro que você investir será gerado por especialistas, que diante do plano de sua escolha, será direcionado a  ativos diferentes. Nos planos mais moderados, a maior parte do capital é investido em títulos públicos, e em outros ativos de renda fixa. Os planos mais agressivos aplicam grande parcela dos recursos em ações.

BDRs. Alternativas para investir no exterior diretamente da bolsa brasileira

Onde posso fazer meu plano?

Em seguradoras e bancos você pode encontrar planos de previdência privada. Porém, os bancos costumam cobrar taxas de administração muito mais altas que as da seguradora.

Motivos para apostar na previdência privada

Permitir que sua família fique protegida em caso de fatalidade – Como o investimento não entra no inventário, a liberação dos recursos costuma ser rápida. Assim, beneficiando a transmissão de recursos para herdeiros.

Sua qualidade de vida será mantida na terceira idade – Quando não conseguimos nos aposentar com qualidade, temos que trabalhar após os 65 anos. Contudo, nesta fase deveríamos estar usufruindo dos frutos que plantamos durante a vida. Segundo o governo, 68,6% dos aposentados recebem até 1 salário mínimo. Devido ao avanço da idade, algumas despesas começam a pesar no bolso, por exemplo a despesa com medicamentos, e plano de saúde, tornando difícil se manter com o valor recebido pelo INSS. Dito isso, vale a pena investir no seu futuro e evitar transtornos.

 

LEIA MAIS:

Como não pagar imposto investindo

O que são os fundos de debêntures incentivadas