O Relatório Nacional de Emprego dos Estados Unidos, calculado pelo ADP Research Institute e pela Moody’s Analytics, revelou que 2,760 milhões de vagas foram perdidas em maio.
O resultado veio menor do que o esperado, que era de 8,750 milhões. O total de empregos perdidos em abril foi revisado de 20,236 milhões para 19,557 milhões.
O relatório da ADP/Moody’s é considerado uma prévia do payroll, folha de pagamento que contabiliza os empregos não-agrícolas no país, e será divulgada na sexta-feira (5). A diferença entre o relatório da ADP e o payroll é que o primeiro contabiliza vagas no setor privado não-agrícola. Já o segundo também inclui na contagem os funcionários públicos.
“O impacto da crise do Covid-19 continua pesando sobre empresas de todos os tamanhos”, disse Ahu Yildirmaz, chefe do ADP. A notícia boa é que a perda de emprego provavelmente atingiu o pico em abril, já que muitos estados iniciaram a reabertura gradual dos negócios.
- Baixe a nossa Planilha de Açõese escolha onde investir
Desemprego por tamanho de negócio
Os pequenos negócios, que empregam de 1 a 49 funcionários, fecharam 435 mil vagas no mês.
Os médios, de 50 a 499 funcionários, fecharam 722 mil vagas.
E os grandes negócios, com mais de 500 funcionários, fecharam 1,604 milhões de vagas.
O setor de serviços continua a ser o mais impactado: menos 1,967 milhões de vagas, contra 794 mil da indústria. O segmento mais afetado foi o de transporte.
EQI Investimentos: conheça os benefícios de se ter um assessor