Presidente dos EUA quer impor tarifas na importação de petróleo

Marcelo Hailer Sanchez
Jornalista, Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Pesquisador em Inanna (NIP-PUC-SP). Trabalhei nas redações do Mix Brasil, Revista Junior, Revista A Capa e Revista Fórum. Também tenho trabalhos publicados no Observatório da Imprensa e revista Caros Amigos. Sou co-autor do livro "O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente" (AnnaBlume).
1

Crédito: Reprodução

O presidente dos EUA, Donald Trump, em conversas com executivos, disse que pode impor tarifas no petróleo importado. A ideia de Trump é usar essa tática para pressionar a Arábia Saudita e a Rússia a reduzir o excesso de petróleo, informa o Valor Econômico.

Encontro da OPEP

Está marcado para hoje (9) uma videoconferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) liderada pela Arábia Saudita e seus associados, entre eles, a Rússia. A reunião deve tratar de acordos para negociar cortes na produção.

De acordo com informação do Valor, o presidente Donald Trump pode abandonar a ideia de impor tarifa sobre o petróleo importado se um acordo for fechado, ou se os preços do petróleo subires. Cabe destacar que, desde o início da pandemia do coronavírus os preços do petróleo despencaram o que, consequentemente, desacelero a economia e levou empresas americanas a bancarrotas.

Tensão entre EUA, Arábia Saudita e Rússia

A crise entre os países produtores de petróleo se arrasta desde o fim de fevereiro, quando a Arábia Saudita anunciou que iria pressionar para se fazer um corte substancial na produção de petróleo. À época, a demanda dos sauditas era vista com preocupação pelos produtores globais, que no começo de março já enfrentavam severas dificuldades com o início da pandemia do coronavírus.

Com o racha da OPEP confirmado, as bolsas do mundo inteiro vivenciaram dias de quedas com a queda brusca no preço do petróleo. À época, a Arábia Saudita colocou a ameaça em prática e aumentou a produção, o que levou o preço da commodity a desabar e as bolsas a despencarem. Os preços do petróleo chegaram a cair mais de 30%.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O mercado global do petróleo

Atualmente, o petróleo é uma das matérias-primas mais importantes da civilização moderna. É utilizado como fonte de energia e seus derivados são transformados em plástico, borracha sintética, tintas, corantes, adesivos, solventes, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos e de cosmética, entre outras aplicações.

Sua utilização é conhecida há centenas de anos. Acredita-se que os povos da antiguidade o usavam como forma de gerar liga para a fabricação de massa nas construções. Também era usado para embalsamar os mortos.

No século XVIII o petróleo começou a ser utilizado comercialmente. Com a invenção dos motores movidos a gasolina e diesel, o petróleo começou a adquirir mais importância e a busca por ele se tornou maior. As primeiras operações de perfuração do solo em busca do petróleo teriam acontecido nos Estados Unidos, por volta de 1850.

Saiba mais.