Presidente do Chile quer que empresas passem a contribuir para previdência

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Wikimedia Commons

Foi anunciado na quarta-feira a noite (15), pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera que a contribuição previdenciária por trabalhador irá aumentar. De 10% em que se encontra atualmente para 16%. Os recursos deverão vir dos empregadores.

Em mensagem a população, Piñera revelou que vai enviar um projeto de lei com o aumento para o Congresso. Na mensagem o presidente falou sobre o projeto: “[…] beneficiará principalmente as mulheres, a classe média e os adultos maiores com dependência severa”.

Segundo reportagem do portal G1, essa medida anunciada vem para tentar melhorar a aposentadoria da população do Chile. Em que recebem 30 e 40% em média do seu último salário ativo, em torno de 400 dólares. O que ficaria abaixo do estipulado para o salário mínimo.

As pessoas que já se encontram aposentadas vão receber um aumento no valor do benefício, segundo Piñera. Para as mulheres vão passar de 91 dólares, e para os homens será de 73 dólares. Implementada durante a época da ditadura de Augusto Pinochet no Chile, as pensões e aposentadorias da população estão sob responsabilidade das Administradoras de Fundos de Previdência (AFP).

Em que cada trabalhador é responsável por contribuir para sua futura aposentadoria, nesta instituição financeira privada. A proposta para melhorar a aposentadoria no Chile vem em meio a crise social política. Em que já dura quase três meses, os vários protestos contabilizaram muitos feridos. Sendo que alguns tiveram mortes, de 29 pessoas no total.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil