Presidente do Banco Central alemão expõe preocupações com o “euro digital”

Paulo Amaral
null

Crédito: Reprodução/Wikipedia

A criação de uma moeda digital por parte do Banco Central Europeu (BCE) não pareceu convencer um dos especialistas em economia no continente.

Em entrevista ao jornal local Handelsblatt, Jens Weidmann, presidente do Deutsche Bundesbank, afirmou não acreditar que um possível “euro digital” seja a solução para conter a ameaça de criptomoedas baseadas em blockchain, como a libra.

“Eu não acredito em sempre ter que confiar imediatamente no Estado. Em uma economia de mercado, cabe às empresas desenvolver uma oferta adequada aos pedidos dos consumidores”, afirmou, jogando para os bancos a responsabilidade de melhorar os serviços de pagamentos que já existem no mercado.

Weidmann foi contrário à linha de pensamento dos colegas Benoit Coeuré, membro da comissão executiva do BCE, e de Christine Lagarde, atual presidente da Instituição, que já cogitaram a introdução do “euro digital” no mercado.

Para Weidmann, “é muito cedo” para o BCE criar sua própria moeda. “É uma questão de entender os lados positivos e negativos do dinheiro digital de banco central. Então, pode-se decidir se é necessário e se os riscos podem ser controlados”, ponderou.

Segunda sua visão, a introdução de uma moeda digital poderosa como o euro, que já se provou estável há décadas em sua versão tradicional, poderia causar transtornos e diminuir a segurança do sistema financeiro.

“Dinheiro digital de banco central pode mudar os aspectos fundamentais do sistema financeiro e torná-lo menos seguro. Dependendo do design, consumidores podem migrar de depósitos bancários para dinheiro digital de um banco central em grande escala e privar os bancos de uma fonte importante de finanças. O risco de um banco entrar em crise também poderia aumentar”, concluiu.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.