Presidente da CVM: assembleias digitais vão fluir com eficiência

Marcello Sigwalt
null

Crédito: Divulgação

“Nesse tempo de crise, o mercado de crédito requer uma atenção muito próxima da CVM [a Comissão de Valores Mobiliários]. Então, é de vital importância de fazer uma regulação que garanta o fluxo eficiente das assembleias (digitais) de debenturistas”.

O comentário foi feito pelo presidente da autarquia Marcelo Barbosa – em live transmitida, nessa terça-feira (21), pelo site JOTA – sobre as medidas da instituição frente às dificuldades operacionais impostas pela pandemia do Covid-19.

“Depois da edição da regra das assembleias (digitais – nº 622), vamos agora tratar das assembleias (digitais) dos debenturistas”, revelou Barbosa.

Negociação à vista

Ao observar dificuldades (de liquidez) por parte de vários segmentos da atividade econômica, emissores de títulos de dívida, o xerife prevê que estes “vão precisar recorrer aos seus credores, para discutir possibilidades”.

Supervisão atenta

Com relação ao fluxo de informações, Barbosa frisou que a instituição está atenta a isso, realizando supervisões, lembrando  edição recente de ofício circular com essa finalidade. “Já começamos a olhar pra isso de forma bastante cuidadosa”, completa.

Funcionamento eficiente

Fiel ao compromisso de sempre “defender o funcionamento, ordeiro e eficiente do mercado”, o presidente da autarquia ressalta o papel da instituição de “prestar apoio à economia real, por meio de mecanismos de financiamento eficientes de proteção aos riscos”.

Corrida contra o tempo

Apesar de admitir que o “espectro regulatório”, face à crise, seja bastante amplo, o dirigente entende que a autarquia foi bem-sucedida no esforço de viabilizar a regulamentação de companhias, auditores e dos que atuam na regulagem do capital, enquanto “se avizinhava a data da assembleia, 30 de abril próximo”.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“É tudo muito recente, mas acho que, do ponto de vista de regras, em termos de esclarecimentos iniciais, isso já foi feito”, pontuou.

LEIA MAIS

Excesso na oferta de petróleo é desafio para Petrobras (PETR4)

Veja por que a cotação do petróleo WTI caiu abaixo de zero

Os Benefícios de se ter um Assessor de Investimentos