Presidente do BC recomenda cautela na condução da política monetária

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: José Cruz / Agência Brasil.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, ontem (15), disse que o momento vivenciado no país recomenda cautela na condução da política monetária e reiterou que o câmbio está descolado da percepção de risco país.

As informações foram retiras da apresentação do presidente Campos Neto na 24º Santander Latin American Conference, divulgada pelo Banco Central.

Na última reunião, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em 50 bps, para mínima histórica 4,50%. Campos Neto salientou que as condições econômicas prescrevem uma política monetária estimulante, ou seja, taxa de juros abaixo do nível estrutural. E, as próximas medidas irão depender da velocidade da retomada econômica, dos balanço de riscos e projeções e expectativas de inflação.

A próxima reunião do Copom acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro. O Boletim Focus prevê corte 0,25 na taxa de juros no próximo mês, tendo em vista a inflação dentro da meta e atividade econômica ainda lenta.

Para o presidente do BC, o corte de gastos do governo não atrapalhou a recuperação da economia, o setor de construção civil lidera crescimento de manufatura.

No que tange ao câmbio, Campos Neto pontou eventos que influenciaram o comportamento do fluxo cambial no final do ano, como o leilão de petróleo da cessão onerosa, o ambiente de turbulência na América Latina e a revisão dos dados divulgados pelo Brasil para a balança comercial. Ainda sinalizou que a valorização do dólar ante o real andou na contramão do risco ligado ao país.

Campos Neto ressaltou que o CDS ficou numa média de 178 pontos-base quando o Brasil tinha o grau de investimento, agora está  abaixo desse patamar apesar de o país não mais deter o selo de bom pagador. O CDS de cinco anos fechou a terça-feira em 101,08 pontos-base.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

 

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.