EconomiaNotícias

Poupança ou fundos de renda fixa: qual rende mais com Selic em 6,5%?

Com a manutenção da taxa básica de juros, a rentabilidade das ações em renda fixa segue pressionada. Entenda!

Poupança ou fundos de renda fixa: qual rende mais com Selic em 6,5%?
5 de 1 voto

csm contas 720e149407 1024x676 - Poupança ou fundos de renda fixa: qual rende mais com Selic em 6,5%?

Analisando e colocando na ponta do lápis, a taxa básica de juros (Selic) não muda pelos próximos 30 dias. Assim sendo, a rentabilidade dos investimentos em renda fixa segue bastante pressionada. Falando em poupança, a perda da rentabilidade é ainda maior. Isso porque ela paga só 70% da Selic + TR. Os fundos de renda fixa, por outro lado, pagam imposto de renda e taxa de administração.

Ok! Ambos têm lados bons e ruins, mas qual deles rende mais do que 0,37% líquidos ao mês? A Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), fez simulações comparativas entre o rendimento de fundos de renda fixa e a poupança.

Veja a tabela abaixo.

Em verde, estão os rendimentos em que os fundos de renda fixa são os mais vantajosos. A cor laranja representa a poupança. E o azul quer dizer que os fundos e a poupança possuem o mesmo rendimento. *Rendimento descontado o imposto de renda e a taxa de administração.

Captura de Tela 2018 08 06 às 16.06.57 - Poupança ou fundos de renda fixa: qual rende mais com Selic em 6,5%?

Com a Selic em 6,5%, a poupança apresenta ganho mensal de 0,37%, e não tem qualquer tipo de tributação. Para os fundos de renda fixa, a taxa de administração considerada foi a cobrada pelos bancos, que segue o mesmo padrão do mercado financeiro, entre 0,50% ao ano, até 3% ao ano.

Porém, vale relembrar que taxas de administração acima de 1,50% são cobradas por fundos de renda fixa oferecidos em bancos. Quando se negocia com plataformas de corretoras – como é o caso da Eu Quero Investir – se consegue fundos com taxas mais baixas, até mesmo de 0,5%.

Considerando isso, os fundos são mais vantajosos do que a poupança em qualquer prazo de investimento, falando em taxa de 0,50%. Mas, mesmo com taxa de 1%, os fundos de renda fixa ainda ganham da poupança em qualquer investimento acima de seis meses.

Resumindo: quanto mais longo for o prazo de resgate da aplicação e menor for a taxa de administração, maior será o ganho da renda fixa em comparação com a poupança.

A seguir, confira seis fundos de renda fixa que se encaixam nesse requisito.

Captura de Tela 2018 08 06 às 16.13.50 - Poupança ou fundos de renda fixa: qual rende mais com Selic em 6,5%?

Já fez o seu teste de perfil do investidor?

Não perca tempo e nem dinheiro.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close