Por que o preço do Bitcoin está subindo?

Angélica Weise
Jornalista formada pela UNISC e com Mestrado pela UFSM. Escreve sobre tecnologia, política, criptomoedas e atualidades.

Crédito: Pixabay

Desde o seu surgimento, em 2009 o Bitcoin enfrentou ceticismo, rejeição e experimentou volatilidade, isso até os dias atuais. Mas os números do seu exponencial crescimento mostram que veio para ficar. O preço do Bitcoin aumentou mais de 210% em 2018. Em 2019 o Bitcoin superou o ganho de 140%. E para 2020 a expectativa é boa também.

Mas por que o preço do Bitcoin está subindo? Vários motivos podem explicar essa alta.

Conforme muitos analistas  existem diversos fatores para o bitcoin estar valorizado, tanto fundamentais quanto técnicos.

Participe do maior evento de investimentos da América Latina

A metade

Desde a sua criação em 2009 por uma pessoa (ou grupo) usando o nome Satoshi Nakamoto, as recompensas para quem “mina” em bitcoin diminuíram periodicamente. A chamada metade é programada na rede bitcoin e os mineradores são o ponto principal da rede descentralizada.

Os mineiros validam ou verificam transações na rede, resolvendo problemas complexos com computadores e recebem bitcoin em troca, como um incentivo ao suporte à plataforma.

O halving é um deles. Halving é a redução da recompensa por bloco de bitcoin. Ela ocorre, em média, a cada 4 anos.

Para 2020 deve ocorrer na segunda semana de maio, entre os dias 10 e 12.  A redução pela metade  é o evento no qual as recompensas em bloco do Bitcoin para os mineradores serão reduzidas pela metade, de 12,5 para 6,25 Bitcoin.

Irã x EUA

Alguns especialistas atribuíram ganhos de bitcoins à turbulência entre o Irã e os EUA , após a ameaça da guerra no Oriente Médio, após o assassinato do major-general iraniano Qassem Soleimani. No entanto, essas tensões desapareceram momentaneamente, mas ativos como bitcoin e ouro GCG20, -0,01% podem ser suportados por preocupações com a chance aumentada de guerra definitiva.

Escassez, Utilidade e Transferibilidade

A chave para a manutenção do valor de uma moeda é a sua oferta. Uma oferta monetária muito grande pode causar um aumento nos preços dos produtos, resultando em colapso econômico.

Uma moeda deve ter utilidade para ser eficaz. Os indivíduos devem poder negociar com segurança unidades da moeda por bens e serviços.

E as moedas devem ser facilmente transferidas entre os participantes de uma economia para serem úteis.

Esses por si só alguns dos motivos dessa valorização.

O que esperar para o Bitcoin em 2020?