Por decreto, governo federal vai criar Conselho da Amazônia

Paula Soares Amador
Colaboradora EQI
1

Crédito: Presidente em exercício Hamilton Mourão fala à imprensa

O vice -presidente Hamilton Mourão se reuniu, na terça-feira (5), com a Frente Parlamentar da Agropecuária para discutir a criação do Conselho da Amazônia. Segundo Mourão, o presidente Bolsonaro publicará um decreto para a elaboração do colegiado em até uma semana. O principal motivo que levou Bolsonaro a criar o Conselho, que foi lançado no final de janeiro, foram as críticas recebidas por causa dos incêndios que ocorreram na Amazônia.

A coordenação do decreto ficará sob a responsabilidade do vice-presidente. De acordo com o portal Terra, Mourão explicou que desde 1995 já existia um decreto, mas a necessidade de um novo foi inevitável devido a questões jurídicas.

A iniciativa do Governo tem apoio

O senador Alceu Moreira (MDB-RS), que é o presidente da (FPA) Frente Parlamentar da Agropecuária, deu total apoio a iniciativa de Bolsonaro. Conforme o portal Terra, ele disse que a região da Amazônia necessita de políticas de inclusão social e ainda concluiu que a  “falta de conectividade é apenas um dos problemas na Amazônia”.