A tramitação das reformas administrativa e tributária, já complexa, está novamente ameaçada com as recentes declarações polêmicas do ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma reportagem da Folha nesta sexta-feira, 14.
O governo já adiou o envio da reforma administrativa e congressistas avaliam que o ambiente de tensão dificulta ainda mais a relação com o Congresso.
Para analistas ouvidos pelo jornal, as polêmicas desnecessárias geram atritos e risco de paralisação das reformas que, aliado a um crescimento econômico menor do que o esperado, podem reduzir o clima de otimismo com a economia e com as propostas de Guedes.
“Este é o momento de ter declarações que ajudem o ambiente de aprovação das reformas”, afirmou o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da maioria na Câmara.
Parasitas e domésticas na Disney
Após chamar funcionários públicos de “parasitas”, Guedes voltou a causar polêmica ao defender o dólar alto favorável às exportações, mas gerou muitas críticas ao afirmar que, com o câmbio baixo, “até as empregadas domésticas viajavam para a Disney”.
De acordo com a reportagem, as declarações irritaram a equipe do presidente Jair Bolsonaro, que procurou se descolar do episódio, afirmando que “o dólar estava um pouquinho alto” e devolvendo a Guedes as polêmicas com as domésticas – “pergunta para quem falou isso”, devolveu aos jornalistas.