PMI na Europa é o mais baixo em duas décadas

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O índice dos gerentes de compras (Purchasing Managers Index ou PMI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu a níveis recordes em abril.

O índice composto foi de 29,7 pontos em março, maior baixa registrada até então, para 13,5. O resultado é o pior desde o início da série histórica da pesquisa, em 1998.

Pontuações abaixo de 50 indicam contração da economia.

O PMI composto é formado pelos indicadores de serviços e da indústria.

O setor de serviços foi o mais afetado pelas medidas de paralisações de atividades econômicas para contenção da pandemia de coronavírus.

O PMI de serviços foi de 26,4 pontos em março para 11,7. O PMI industrial foi de 38,5 pontos para 18,4.

Maiores quedas entre os países

O PMI composto da França caiu para 11,2, ante 28,9 em março. Esta é a menor leitura desde o início da pesquisa, em 1998.

O PMI da Alemanha foi de 35 para 17,1 pontos, também um recorde.

Pior resultado em duas décadas

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit afirmou em relatório que o resultado do PMI de abril foi o pior já registrado em duas décadas de coleta de dados.

“Os danos são sem precedentes, em meio às medidas de bloqueio, a uma queda de demanda global e escassez de funcionários e de insumos”, disse. Para ele, o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deverá revelar a pior crise que a zona do euro já vivenciou.

PMI do Reino Unido

Também nesta quinta foi publicado o PMI do Reino Unido.

O índice foi de 36 pontos em março para 12,9 em abril. O setor de serviços foi de 34,5 para 12,3 pontos. O PMI industrial foi de 43,9 para 16,6 pontos.

Todos os resultados são os mais baixos já registrados em toda a série histórica.